Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA marca presença na cerimônia alusiva ao Dia da Revolução Constitucionalista de 1932
Início do conteúdo da página

Nesta quarta-feira, 09 de julho de 2025, o Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, representou o DCTA na tradicional Solenidade de Hasteamento das Bandeiras em homenagem ao Dia da Revolução Constitucionalista de 1932. O evento foi promovido pela Prefeitura de São José dos Campos e aconteceu na Orla do Banhado, no centro da cidade.

A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, entre elas o Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias e o Vice-Prefeito, Coronel PM Wilker dos Santos Lopes, além de representantes da Força Aérea Brasileira (FAB), da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) e da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos (GCMSJC).

Durante a cerimônia, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo, do Mercosul e do município, acompanhadas pela execução dos hinos oficiais.

                             

Em seu discurso, o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, destacou a importância da data como um marco de luta democrática e reafirmou o compromisso das instituições militares com os valores cívicos e a preservação da história do país.

“É importante manter viva a história dessa Revolução, que muitos, erroneamente, dizem ter sido uma guerra entre o Estado de São Paulo e o resto do Brasil. Na verdade, foi uma revolta do Estado contra a ditadura imposta pelo governo federal da época, na qual homens lutaram, muitos morreram, tornando-se mártires que hoje são homenageados. Que esta data nos inspire a continuar trabalhando sempre por uma cidade melhor, um Estado melhor e um país melhor”, afirmou Anderson Faria.

O Dia da Revolução Constitucionalista de 1932 relembra a mobilização do povo paulista na luta por um Brasil mais justo e com uma Constituição federal. A data é um feriado estadual e símbolo de civismo e resistência em São Paulo.

O DCTA, por sua vez, mantém forte vínculo com a cidade de São José dos Campos e com as ações que promovem cidadania, história e integração entre as Forças Armadas e a população local.

“Nós estamos aqui porque o DCTA, a Força Aérea, chegou a esta cidade na década de 1950 e tem estado presente nas grandes decisões e nos importantes passos que o município deu ao longo da sua história. Por isso, considero muito importante estarmos aqui, prestigiando este momento cívico em que a sociedade é chamada a refletir sobre a nossa história, o nosso passado e os caminhos que o país tomou diante dos acontecimentos que marcaram aquela época, na década de 1930”, ressaltou o Major-Brigadeiro David.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: IAE, por Sgt Frutuoso

Fim do conteúdo da página