No dia 04 de outubro de 2025, militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) reuniram-se no Santuário Nacional de Aparecida para participarem da XVIII Peregrinação da Família Militar Brasileira.
O evento reuniu militares das Forças Armadas de todo o país como um gesto de devoção e agradecimento a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
Os militares se concentraram na Tribuna Bento XVI para um momento de acolhida, que antecedeu a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira.
Estiveram presentes na celebração o Comandante Militar do Sudeste, General Pedro Celso de Coelho Montenegro; o Comandante da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho; o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro do Ar Eduardo Alexandre Bacelar, além dos militares de Forças Armadas e Auxiliares de todo o Brasil.
Durante a homilia, Dom Marcony destacou que os militares precisam manter a coragem na missão e a esperança diante das missões e operações realizadas em favor do povo brasileiro.
“Nós, militares, também somos chamados a ser homens da paz. Aprendamos, povo de Deus: a guerra é o último recurso para manter a paz. Como homens da paz, estamos presentes nas grandes metrópoles, nos pelotões de fronteira, na Amazônia, nos ares do Brasil, cuidando do território e do povo brasileiro. Cheguemos como anjos de Deus para ajudar o nosso povo”, enfatizou Dom Marcony.
Ao final da Santa Missa o General Montenegro, proferiu algumas palavras ao militares brasileiros: “Nós, paraquedistas, nos apoiamos em três palavras: coragem, força e fé. É nesse espírito que quero agradecer e saudar, nas pessoas do Brigadeiro Joelson e do Brigadeiro Bacelar, os companheiros da Marinha do Brasil (MB), da Força Aérea Brasileira (FAB), do Exército Brasileiro (EB), das Forças Auxiliares e todos os presentes. Muito obrigado por renovarmos juntos a nossa fé”.
Após a Santa Missa, os peregrinos iniciaram a caminhada até a Basílica Velha, acompanhados pela reza do terço, encerrando a peregrinação com a bênção dos objetos de piedade e a despedida dos militares.
Para a Tenente Elizangela Aparecida Constantino de Mello, pertencente ao efetivo do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) do DCTA, devota de Nossa Senhora Aparecida, viver esse momento de peregrinação militar foi uma oportunidade de unir sua fé à vocação militar.
“A carreira militar é uma vocação que nos exige longas horas de trabalho, disciplina e dedicação, mas, acima de tudo, fortalece em nós a fé em Deus, que é o verdadeiro motor e o combustível capaz de sustentar nossas forças em todos os momentos da vida. Para mim, o tamanho da fé não se mede pela quantidade, mas pela intensidade e maturidade da confiança em Deus e em Nossa Senhora. É uma fé que se fortalece no silêncio da oração, na vivência diária do Evangelho e no constante crescimento da caminhada espiritual”, disse Tenente Elizangela.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Neves
- Detalhes
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) deu início à revitalização do atracadouro localizado no Porto do Jacaré (MA), infraestrutura essencial para o apoio às operações espaciais da Força Aérea Brasileira (FAB) e para a mobilidade da comunidade local.
Construído há 20 anos, o atracadouro sempre desempenhou papel estratégico no transporte entre São Luís (MA) e Alcântara (MA). Em 2024, entretanto, a estrutura atingiu um nível crítico de deterioração, levando à sua interdição por cinco meses. A medida impactou diretamente milhares de moradores, que passaram a enfrentar dificuldades para acessar serviços básicos, recorrendo a alternativas improvisadas de embarque e desembarque.
Ainda que realizada obra emergencial que possibilitou o restabelecimento, há a necessidade de manutenções constantes para garantir o atracamento seguro de embarcações militares e civis.
Obra viabilizada por emenda parlamentar
Sensível à relevância da infraestrutura para Alcântara e para as operações da FAB, a revitalização do atracadouro está sendo viabilizada por meio de uma emenda parlamentar da Senadora Ana Paula Lobato.
Os serviços abrangem a recuperação estrutural e a preservação da vida útil do equipamento, com ações voltadas à segurança e à confiabilidade da operação.
Benefícios para a população e para a FAB
O porto é o principal meio de ligação entre a cidade de Alcântara e a capital São Luís, utilizado diariamente por moradores para deslocamentos, serviços e atividades econômicas. Dessa forma, a revitalização beneficia diretamente toda a população alcantarense, estimada em aproximadamente 20 mil pessoas.
“A revitalização do atracadouro reafirma o compromisso da Força Aérea Brasileira, em parceria com a Senadora Ana Paula Lobato, em investir em infraestrutura que fortalece a capacidade operacional do País e, ao mesmo tempo, gera benefícios diretos à população local, assegurando mais segurança, dignidade e qualidade de vida”, ressaltou o Diretor do CLA, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza.
Com a conclusão das obras, o atracadouro voltará a oferecer condições adequadas e seguras para o embarque e desembarque de passageiros e cargas, fortalecendo a integração regional.
Para os moradores, a obra representa mais qualidade de vida, dignidade e segurança no transporte diário. Já para a FAB, garante maior confiabilidade nas operações logísticas e no apoio às missões espaciais conduzidas pelo CLA.
Fonte: CLA
Fotos: CLA
- Detalhes
No dia 29 de setembro de 2025, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, visitou o Comando de Policiamento do Interior-1 (CPI-1), em São José dos Campos (SP).
O Diretor-Geral do DCTA, acompanhado do Comandante do CPI-1, Coronel da Polícia Militar Luiz Fernando Alves, conheceu as instalações da unidade e assistiu a uma apresentação institucional na sala de crise do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), que abordou a atuação e a abrangência da corporação no Vale do Paraíba.
“Receber o Senhor, como representante do DCTA e da Força Aérea, reforça os laços entre nossas instituições. As portas da nossa unidade estão sempre abertas à Força Aérea”, disse Coronel Alves.
Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Neubert realizou um sobrevoo em um helicóptero Águia da PM-SP pela cidade de São José dos Campos, passando pela represa de Igaratá, oportunidade em que pôde observar de perto os principais desafios do policiamento na região.
“Quero aproveitar a oportunidade para destacar o trabalho que temos acompanhado em nossa área, que é motivo de grande orgulho para todos nós. Gostaria de agradecer a cada um dos profissionais aqui presentes, cujo empenho e dedicação permitem que possamos desempenhar nossas funções com segurança e confiança, saindo de casa e retornando com tranquilidade. Muito obrigado a todos pelo comprometimento e pelo excelente serviço prestado”, enfatizou o Diretor-Geral do DCTA.
O encontro foi fundamental para estreitar a cooperação entre as instituições, assegurando um atendimento eficiente às demandas da sociedade.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Neves
- Detalhes
No dia 25 de setembro de 2025, o Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, foi convidado a proferir uma palestra na reunião mensal da Turma da Sucata de São Paulo, no Círculo Militar de São Paulo.
O convite foi feito pelo Coordenador da Turma, Tenente-Coronel Engenheiro Veterano Américo do Carmo Franco, em reconhecimento às relevantes atividades e missões desempenhadas pelo Oficial na Força Aérea Brasileira (FAB). O Major-Brigadeiro Luciano abordou sobre o “Programas e Projetos do Comando da Aeronáutica para o Setor Espacial: Perspectivas e Desafios”.
“É sempre motivo de alegria ter a oportunidade de interagir com os veteranos das Forças Armadas (FFAA) e uma satisfação muito grande poder apresentar as ações em curso na Área Espacial, especialmente nos projetos que envolvem tecnologias disruptivas, tais como o Projeto VLM-1 e o Projeto PROPHIPER, entre outros. De certo modo, essa interação permite que nossos veteranos continuem se sentindo partícipes dessas ações, pois percebem que estamos valorizando e dando continuidade ao legado que herdamos, ao mesmo tempo em que buscamos novos desafios”, destacou Major-Brigadeiro Luciano.
Turma da Sucata de São Paulo
Grupo composto por militares da reserva da região de São Paulo, que fizeram de suas carreiras um marco para a Aeronáutica. Os Veteranos reúnem-se periodicamente para relembrar fatos e casos vividos na FAB e também manter aceso o espírito de corpo de seus membros.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Cap R1 Vladmir
- Detalhes
Nos dias 9 e 10 de setembro de 2025, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) promoveu, no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), o 1º Workshop de Fomento à Indústria Aeroespacial. O encontro reuniu cerca de 200 participantes, entre representantes da Base Industrial de Defesa (BID) do setor aeroespacial, organizações de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), instituições de apoio, universidades, autoridades civis e militares.
A programação contemplou debates sobre políticas e estratégias para o fortalecimento da indústria aeroespacial, o uso das compensações de defesa (offset) como instrumento de fomento, os desafios e perspectivas futuras do setor, a prestação de serviços do IFI como ferramenta estratégica de apoio à BID à luz da governança e compliance, além de temas relacionados à inovação e ao mapeamento de capacidades tecnológicas.
As sessões contaram com palestrantes de destaque, representando o alto comando do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Departamento de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (DEPROD), o PIT, o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), a Agência Espacial Brasileira (AEB São José dos Campos), a Visiona, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Consultoria Jurídica da União (CJU São José dos Campos), a EVE Air Mobility e o próprio IFI.
Também foi realizada uma plenária conjunta com as principais entidades representativas do setor: a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), fortalecendo a integração institucional.
O evento ainda abriu espaço para side meetings, nas quais o IFI, a Coordenadoria de Gestão da Inovação (CGI) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) atenderam diretamente demandas das empresas participantes. Os convidados também tiveram a oportunidade de conhecer o PIT, ambiente de referência nacional em inovação e empreendedorismo.
Ao longo dos dois dias, o workshop proporcionou intensos momentos de networking e articulação, reforçando a importância da cooperação entre governo, indústria e academia para o desenvolvimento sustentável da indústria aeroespacial brasileira.
Fonte: IFI, por Sc Toler
Foto: DCTA, por Sgt Neves
- Detalhes
A equipe da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento (CGC) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) participou, entre os dias 10 e 12 de setembro, do 20º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento (KM Brasil 2025). O evento foi realizado na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo (SP), e reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais do setor público e privado envolvidos com a Gestão do Conhecimento (GC) em todo o país.
A equipe do DCTA foi composta pelo Coronel Especialista em Aviões R1 Soracli de Oliveira Silva, pela Primeiro-Tenente QOCON BIB Maralyza Pinheiro Martins e pela Primeira-Sargento QSS Tatiane Teixeira Leite. Durante os três dias de evento, os militares participaram de palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de cases voltados para boas práticas, ferramentas e tendências da GC no contexto institucional.
A presença da CGC no congresso teve como objetivo fortalecer a troca de experiências com outras instituições e fomentar o aprimoramento contínuo das ações de Gestão do Conhecimento nas Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) subordinadas ao DCTA.
O Coronel Soracli ressaltou que a presença da CGC reforça o compromisso institucional com a atualização contínua, a incorporação de boas práticas e o fortalecimento da cultura de conhecimento. Além de permitir o acompanhamento das principais tendências da área, a participação viabiliza networking estratégico, amplia a visibilidade das iniciativas em desenvolvimento e contribui para o alinhamento da Gestão do Conhecimento aos desafios e à missão do Departamento.
A SBGC, organizadora do congresso, é uma das principais entidades brasileiras voltadas para o desenvolvimento e difusão da Gestão do Conhecimento no setor público e privado. Em sua 20ª edição, o evento consolidou-se como o maior fórum nacional da área, abordando temas como inteligência organizacional, transformação digital, gestão estratégica de competências, e o papel do conhecimento na sustentabilidade e inovação.
Segundo a Presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), Elissandra Hurtado, o evento foi uma oportunidade estratégica para aproximar as instituições das práticas mais atuais de GC. Ela destacou que é fundamental que organizações como o DCTA participem de congressos como o KM Brasil. A troca de experiências entre diferentes setores contribui significativamente para o avanço da Gestão do Conhecimento no país, promovendo inovação, eficiência e integração institucional.
Fonte: DCTA, por Ten Maralyza
Foto: DCTA, por Coordenadoria de Gestão do Conhecimento
- Detalhes
Candidatos devem se inscrever até o dia 10 de outubro
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico. O prazo segue até 10 de outubro e o processo é realizado inteiramente online, de forma gratuita, incluindo uma prova de matemática básica e a submissão de uma proposta preliminar de pesquisa.
Podem se inscrever candidatos civis ou militares, brasileiros ou estrangeiros, com ensino superior completo, interessados em cursar a pós-graduação em regime de dedicação integral ou parcial. Entre os documentos exigidos estão: cópia do diploma de graduação (ou declaração oficial de conclusão até a data da matrícula), histórico escolar, além de uma proposta preliminar de pesquisa contendo área de interesse, motivação, objetivos e plano de trabalho.
As vagas disponíveis contemplam os programas de Engenharia Mecânica e Aeronáutica; Engenharia Eletrônica e Computação; Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica; Física; Ciências e Tecnologias Espaciais; e Pesquisa Operacional. A prova de matemática básica será realizada em 3 de novembro, de forma online. No mesmo dia, os candidatos ao mestrado também realizarão uma avaliação de conhecimentos básicos em inglês.
A seleção dos candidatos aprovados será baseada na análise da documentação apresentada, no desempenho nas provas e em critérios adicionais definidos por cada programa, que podem incluir entrevistas. Todos os detalhes, bem como o formulário para inscrição, estão disponíveis no site www.ita.br/posgrad/procseletivo.
Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação do ITA, Prof. Dr. André Valdetaro Gomes Cavalieri, esta é “uma ótima oportunidade para profissionais que desejam avançar na carreira acadêmica, em projetos de impacto internacional”. “A Pós-Graduação em Engenharia do ITA é pioneira no Brasil, e possui diversas parcerias com a indústria. Com essas novas vagas, esperamos formais profissionais comprometidos com o progresso nacional, por meio da pesquisa, da ciência e da inovação”, destacou.
PMG
O Programa de Mestrado na Graduação (PMG) do ITA permite que estudantes de graduação, tanto do próprio Instituto quanto de outras instituições, iniciem seus estudos de mestrado de forma concomitante à graduação.
As inscrições para esta modalidade também estão abertas até o dia 10 de outubro. O curso de Mestrado tem duração aproximada de dois anos e é composto por disciplinas e pela elaboração de uma dissertação. Ao concluir satisfatoriamente todos os requisitos, o estudante recebe o título de Mestre em Ciências.
O programa é estruturado de forma individualizada: cada aluno, em conjunto com seu orientador, define as disciplinas a serem cursadas de acordo com o tema de pesquisa da dissertação. As disciplinas são organizadas por semestre, correspondendo a cada período letivo.
Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Foto: CECOMSAER, por Sgt Müller Marin
- Detalhes