No dia 07 de maio de 2025, o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) incorporou ao seu acervo um documento de valor histórico que resgata parte da trajetória do atual senador da República e primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes. A peça, datada de 1998, refere-se ao período em que Pontes ainda atuava como Capitão Aviador no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
O documento é uma carta de congratulações enviada pela Câmara Municipal de Diadema (SP), celebrando a escolha de Marcos Pontes pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) para integrar o programa espacial, marco que o consagrou como o primeiro brasileiro selecionado para uma missão espacial.
Segundo o presidente da Subcomissão Permanente de Avaliação de Documentos da Aeronáutica (SPADAER) do DCTA, Coronel Aviador R/1 André Luis Baboza Topini, "com a nova aquisição, o Memorial Aeroespacial Brasileiro amplia a documentação disponível sobre a trajetória de Pontes, oferecendo a visitantes e pesquisadores uma nova perspectiva sobre o reconhecimento institucional recebido pelo astronauta, comprovando a importância dos trabalhos da SPADAER na classificação de documentos arquivísticos".
Com a nova aquisição, o Memorial Aeroespacial amplia a documentação disponível sobre a história de Marcos Pontes, oferecendo aos visitantes e pesquisadores uma nova perspectiva sobre o reconhecimento institucional recebido pelo astronauta ainda antes de sua missão no espaço.
“Sentimo-nos felizes e honrados em receber um documento tão importante, que representa de forma contundente a comprovada capacidade brasileira de inserção em programas de Ciência e Tecnologia, bem como no cenário global da ciência e inovação. O MAB se orgulha de representar a sociedade brasileira na preservação e valorização desse feito histórico, protagonizado por um brasileiro entre representantes de mais de 20 países ao redor do mundo”, declarou o Chefe do MAB, Capitão Fábio Canellas.
Fonte: DCTA, por Ten Ianni e Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sc Heglas
- Detalhes
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realiza, entre os dias 5 e 10 de maio, a 3ª edição da Semana de Engenharia, evento que conecta estudantes de graduação e professores aos principais avanços e discussões envolvendo o setor. Neste ano, mais de dez empresas participam da programação, incluindo representantes da indústria nacional e internacional.
Organizada por estudantes de graduação do ITA, representados pelo Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD), a Semana da Engenharia é uma iniciativa que fortalece o diálogo entre academia e mercado. A abertura do evento, realizada nesta segunda-feira (5), no campus do ITA em São José dos Campos (SP), contou com uma mesa-redonda com o tema “Inovação e Futuro da Aviação Brasileira: A visão da Embraer”. Ao longo da semana, serão discutidos temas como Indústria 4.0, sustentabilidade, aeronaves autônomas e inteligência artificial.
A presidente do Departamento Acadêmico do CASD e aluna do segundo ano do ITA, Iasmin Batista Estevam, destacou que a escolha dos temas foi pensada para abordar questões atuais “e entender como a engenharia avança no mundo e é discutida globalmente, auxiliando no processo de ensino dentro de sala de aula”. “Além do profissional formado pelo ITA sair com um amplo conhecimento acadêmico, atividades como essa permitem aproximar os alunos das empresas e das inovações no mundo”, acrescentou o diretor de Eventos da Comissão de Estágio e Emprego (CEE) do ITA e aluno do segundo ano, Pedro Fantini Roja Saito.
Para o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, a iniciativa representa a essência da formação oferecida pela instituição. “A Semana de Engenharia é um reflexo do protagonismo estudantil e do compromisso do ITA com uma formação alinhada às transformações do mundo. Ao incentivar esse tipo de iniciativa, aproximamos nossos alunos das demandas reais da sociedade e fortalecemos a cultura de inovação que sempre nos guiou”, concluiu.
Fonte: ITA, por ACS
Foto: ITA, por ACS
- Detalhes
CalculaDOA é compatível para aplicações militares e civis
Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) desenvolveram o software CalculaDOA, por meio do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), que recebeu registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) por sua inovação na detecção passiva e precisão na determinação da direção de chegada (DOA) de sinais de radares inimigos. Criado no âmbito do PPGAO, o software possui aplicações tanto no setor militar quanto no civil, ampliando seu impacto e utilidade em diversas áreas.
O CalculaDOA processa e calibra dados coletados por sensores instalados em aeronaves militares durante voos, contribuindo para a redução de incertezas e aprimorando a qualidade das informações utilizadas pelo Sistema de Programação e Análise de Guerra Eletrônica (SPA-GE).
Para o Coordenador do PPGAO, Coronel Aviador Sérgio Rebouças, esse é mais um exemplo concreto de como o PPGAO reafirma sua vocação de integrar o conhecimento acadêmico com as necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB). “O desenvolvimento de soluções com impacto direto nas capacidades operacionais da FAB é a essência de nosso programa, refletindo a sinergia entre os setores operacional e acadêmico”, comentou.
A Pró-Reitora de Administração do ITA, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes, destacou a importância da participação de pesquisadores em prol do desenvolvimento nacional e no avanço das atividades de defesa brasileira. “Quando unimos o conhecimento científico à necessidade operacional, criamos soluções inovadoras que fortalecem nossa soberania e geram impactos positivos também para a sociedade civil”, disse.
O desenvolvimento do CalculaDOA foi realizado por uma equipe composta pelo Capitão Aviador Leandro Geraldo da Costa, o Professor Doutor Felix Dieter Antreich, o Professor Doutor Dimas Irion Alves e o Tenente-Coronel Aviador Marcílio Alberto de Faria Pires.
Aplicação Dual
Embora tenha sido criado para atender às necessidades da FAB, o CalculaDOA possui um grande potencial de aplicação também em setores civis que utilizam tecnologias de sensoriamento remoto e localizam sinais com precisão. Áreas como telecomunicações, controle de tráfego aéreo e monitoramento ambiental, por exemplo, podem se beneficiar dessa inovação, ampliando o impacto tecnológico e econômico da pesquisa.
Com os avanços proporcionados pelo CalculaDOA, o ITA já está trabalhando em melhorias futuras, como rotinas de calibração aprimoradas, uma interface gráfica mais eficiente e integração com sistemas de última geração. Além disso, a expertise adquirida com o projeto tem impulsionado novas iniciativas em detecção passiva, incluindo a aplicação dessa tecnologia em microssatélites, por meio de parcerias com o Centro de Competência em Guerra Eletrônica (CCGE) e o Laboratório de Ondas Milimétricas (LOM) da FAB no ITA.
Fonte: ITA, por ACS
Fotos: ITA, por ACS
- Detalhes
No dia 03 de abril de 2025, o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), celebrou a assinatura do contrato com a empresa Araújo Santos Tecnologias Críticas – AST, tendo como objeto o licenciamento e a transferência de tecnologia do Software “Inspeção de PAPI (precision approach path indicator) usando Aeronave Remotamente Pilotada (ARP)”, projeto originado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).
De acordo com o Coordenador do Projeto PAPI, Major Engenheiro Gabriel Dietzsch, “com esse Software inovador, a inspeção periódica do sistema PAPI - antes feita exclusivamente com aeronaves tripuladas – agora é realizada com drones”. A iniciativa impulsiona o sistema de auxílio à navegação aérea. Os ganhos são expressivos ao proporcionar redução nas emissões de carbono, visto que os drones não consomem combustível fóssil.
Esta é a primeira transferência de tecnologia realizada pelo IEAv, marcando um passo significativo na consolidação do Instituto como um agente ativo na inovação e no desenvolvimento tecnológico do país. A transferência de tecnologia no Brasil desempenha um papel estratégico no fortalecimento da indústria nacional, promovendo inovação, desenvolvimento econômico e autonomia tecnológica. Ao permitir que empresas locais adquiram conhecimento avançado, essa prática reduz a dependência de tecnologias estrangeiras e amplia a competitividade do país no mercado global.
O IEAv, referência em pesquisa e desenvolvimento no campo aeroespacial, possui diversas tecnologias em fase de maturação que, futuramente, contribuirão para novas iniciativas. Entre os projetos de destaque, está a transferência da tecnologia de giroscópio à fibra óptica e de acelerômetro opto-mecânico, voltada para o fortalecimento da capacidade nacional no setor de sensores de alta precisão e o licenciamento do software “SPE – Sistema de Posicionamento Embarcável para a Tecnologia PITER”, que visa aprimorar a navegação aérea.
Essas ações reforçam o compromisso do IEAv com a inovação e o avanço tecnológico no Brasil, consolidando sua atuação como um dos principais centros de pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial nacional.
Fonte: IEAv, por ACS
Foto: IEAv, por Maj Dietzsch e Sgt Eduardo
- Detalhes
Enade avaliou três cursos oferecidos pelo ITA e todos receberam nota 5
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou no dia 11 de abril o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023, em que três dos cursos de graduação oferecidos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foram avaliados. Os cursos de Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica e Engenharia de Computação receberam nota 5, conceito máximo na avaliação supervisionada pelo Ministério da Educação (MEC).
Os dados também evidenciam a relevância da contribuição do ITA para o desenvolvimento nacional: o curso de Engenharia de Computação foi classificado como o melhor do Brasil, enquanto Engenharia Civil-Aeronáutica obteve a segunda colocação, e Engenharia Mecânica-Aeronáutica, a terceira. A análise considerou o desempenho de mais de 400 mil estudantes de quase 10 mil cursos de bacharelado e tecnológicos.
Para o Pró-Reitor de Graduação do ITA, Professor Doutor Celso Massaki Hirata, o resultado reflete o compromisso contínuo da instituição com a qualidade acadêmica. “Nos dedicamos à formação integral de nossos alunos e, com esta avaliação, conseguimos mensurar os frutos desse esforço. É fundamental que sigamos trabalhando para manter esse padrão elevado e formar profissionais capacitados para contribuir com o Brasil e com a Força Aérea Brasileira, levando o país a vencer seus desafios tecnológicos”, afirmou.
O Chefe da Divisão de Ciência da Computação do ITA, Professor Doutor Denis Silva Loubach, celebrou o reconhecimento, destacando que “o curso, criado em 1989, segue alinhado às demandas atuais e auxilia a consolidar o ITA como uma referência nacional”. O Professor Doutor Johnny Cardoso Marques, Chefe da Divisão de Registros Acadêmicos e Procurador Institucional do ITA junto ao MEC, atribuiu o desempenho no Enade ao “comprometimento dos alunos, à excelência do corpo docente e ao trabalho dedicado dos servidores civis e militares que juntos sustentam o padrão de qualidade que faz do ITA uma referência no ensino de Engenharia”.
O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, reforçou que “a excelência é uma tradição no ITA e representa um valor essencial cultivado ao longo de seus 75 anos”. “Com novos desafios à frente, como a criação do campus ITA Fortaleza, esse compromisso continuará sendo um dos pilares que guiarão a atuação do Instituto em todas as áreas”, completou.
ENADE
O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em seus respectivos cursos de graduação, considerando suas habilidades e competências para compreender temas relacionados às realidades brasileira e mundial, bem como a outras áreas do conhecimento, além da formação específica de suas profissões.
O resultado obtido pelos estudantes na prova é traduzido no chamado “Conceito Enade”, indicador que varia de 1 a 5 — sendo 5 a nota máxima, que representa o melhor desempenho no Exame.
Fonte: ITA, por ACS
Foto: ITA, por ACS
- Detalhes
De 14 a 17 de abril de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou Visita Técnica (VAT) ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).
A Visita Técnica tem como objetivo avaliar o desempenho técnico, operacional e administrativo das Organizações subordinadas. Essa atividade permite a verificação direta da governança e da gestão institucional, assegurando o alinhamento com as diretrizes do Plano Setorial (PLANSET) e a conformidade com a missão do DCTA.
A comitiva do DCTA, composta pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; do Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro do Ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva; do Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro do Ar Eduardo Alexandre Bacelar, do Chefe da Coordenadoria de Governança, Coronel Aviador Alexander Santopietro; do Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, além dos Oficias avaliadores e do Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).
Para o Diretor-Geral do DCTA, as visitas às unidades subordinadas representam uma ação essencial, pois possibilitam a identificação de oportunidades de melhoria, assegurando a aderência às diretrizes estratégicas estabelecidas pela instituição.
“Agradeço mais uma vez a todos pela dedicação e esforço. Tenho plena confiança de que, com o trabalho em equipe, continuaremos a evoluir e a fortalecer nossa Instituição. A visita técnica ao CLA e ao CLBI evidenciou o profissionalismo dos efetivos, a importância da prontidão operacional e a robustez da infraestrutura dos Centros para os próximos desafios do Programa Espacial Brasileiro. Em um momento estratégico para o setor, reforçamos a integração entre as unidades do DCTA e projetamos um 2025 mais intenso, com vistas ao aumento de lançamentos em 2026. O sucesso desses lançamentos dependerá do empenho e da colaboração de todos, e com certeza terão um impacto profundo no nosso futuro. Muito obrigado a todos!”, enfatizou Tenente-Brigadeiro Neubert.
O Diretor do CLA e do CLBI, durante a passagem da comitiva pelos Centros reforçaram a importância desse contato in loco para estreitar os laços com o Comando Superior e alinhar às diretrizes estratégicas do DCTA.
“Quero reforçar que nossas portas e janelas estão e estarão sempre abertas para tudo que nos for melhor, para tudo que mais longe projetar nossa tríplice responsabilidade que temos por aqui, em Alcântara: de sermos operacionalmente eficientes; socialmente responsáveis e ecologicamente corretos; porque é somente assim que garantimos um melhor preparo; um seguro lançamento e um contínuo rastreio”, destacou o Diretor do CLA, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza.
“Receber o DCTA é de extrema importância. Trata-se de uma oportunidade valiosa para reunir esforços, fortalecendo a cooperação mútua, a fim de cumprirmos, com excelência, a missão institucional do DCTA e deste Centro de Lançamento ”, disse o Diretor do CLBI, Coronel Aviador Christiano Pereira Haag.
As Visitas Técnicas proporcionam um olhar mais atento às operações, pois, além de promoverem a integração e a eficiência das atividades, contribuem para que o Brasil avance de forma segura, estratégica e competitiva no cenário aeroespacial.
Fonte: DCTA, por Ten Priscila Scarparo e Ten Alessandra Borges
Fotos: CLBI, por ACS e CLA, por ACS
- Detalhes
No dia 08 de abril de 2025, o Núcleo Corporativo de Tecnologia da Informação (NCTI), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recebeu a visita técnica dos alunos dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Computação Gráfica do SENAC – Unidade Guaratinguetá (SP).
A visita teve início pelo Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história do DCTA através de uma visita guiada pelo acervo do MAB.
Depois, os alunos, seguiram para o NCTI para conhecer o funcionamento do Data Center do Departamento e na oportunidade conheceram os Laboratórios de Simulação (LABSIM) do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).
Segundo o Chefe da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tecnologista Sênior Bolis R. Petrusanis, a visita foi muito importante para divulgar o trabalho dos militares e civis realizados na Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
“É importante propiciar a esses jovens a oportunidade de conhecerem o desenvolvimento tecnológico ao longo do tempo no setor aeroespacial, bem como vivenciarem exemplos reais de aplicações resultantes da constante transformação digital em que vivemos. Se despertarmos nesses jovens, pelos menos, uma vocação, nos sentiremos honrados por ter contribuído para a concretização de seus sonhos”, disse o senhor Bolis.
Para a estudante Yasmin Ferreira e Silva, do curso de Computação Gráfica, contou que a visita ao DCTA, foi uma experiência enriquecedora para o seu conhecimento pessoal e profissional.
“Um dos pontos que mais gostei foi o Memorial Aeroespacial Brasileiro, que apresenta de forma clara e interessante a história da aviação e da tecnologia espacial no Brasil. Também achei muito interessante conhecer os servidores internos do DCTA e entender melhor como funciona toda a estrutura tecnológica desenvolvida. Como estudante de computação, foi inspirador ver na prática como tecnologia, redes e sistemas complexos são aplicados em tempo real para garantir a segurança e eficiência no espaço aéreo”, disse Yasmin.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Neves
- Detalhes