No dia 04 de outubro de 2025, militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) reuniram-se no Santuário Nacional de Aparecida para participarem da XVIII Peregrinação da Família Militar Brasileira.
O evento reuniu militares das Forças Armadas de todo o país como um gesto de devoção e agradecimento a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
Os militares se concentraram na Tribuna Bento XVI para um momento de acolhida, que antecedeu a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira.
Estiveram presentes na celebração o Comandante Militar do Sudeste, General Pedro Celso de Coelho Montenegro; o Comandante da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho; o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro do Ar Eduardo Alexandre Bacelar, além dos militares de Forças Armadas e Auxiliares de todo o Brasil.
Durante a homilia, Dom Marcony destacou que os militares precisam manter a coragem na missão e a esperança diante das missões e operações realizadas em favor do povo brasileiro.
“Nós, militares, também somos chamados a ser homens da paz. Aprendamos, povo de Deus: a guerra é o último recurso para manter a paz. Como homens da paz, estamos presentes nas grandes metrópoles, nos pelotões de fronteira, na Amazônia, nos ares do Brasil, cuidando do território e do povo brasileiro. Cheguemos como anjos de Deus para ajudar o nosso povo”, enfatizou Dom Marcony.
Ao final da Santa Missa o General Montenegro, proferiu algumas palavras ao militares brasileiros: “Nós, paraquedistas, nos apoiamos em três palavras: coragem, força e fé. É nesse espírito que quero agradecer e saudar, nas pessoas do Brigadeiro Joelson e do Brigadeiro Bacelar, os companheiros da Marinha do Brasil (MB), da Força Aérea Brasileira (FAB), do Exército Brasileiro (EB), das Forças Auxiliares e todos os presentes. Muito obrigado por renovarmos juntos a nossa fé”.
Após a Santa Missa, os peregrinos iniciaram a caminhada até a Basílica Velha, acompanhados pela reza do terço, encerrando a peregrinação com a bênção dos objetos de piedade e a despedida dos militares.
Para a Tenente Elizangela Aparecida Constantino de Mello, pertencente ao efetivo do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) do DCTA, devota de Nossa Senhora Aparecida, viver esse momento de peregrinação militar foi uma oportunidade de unir sua fé à vocação militar.
“A carreira militar é uma vocação que nos exige longas horas de trabalho, disciplina e dedicação, mas, acima de tudo, fortalece em nós a fé em Deus, que é o verdadeiro motor e o combustível capaz de sustentar nossas forças em todos os momentos da vida. Para mim, o tamanho da fé não se mede pela quantidade, mas pela intensidade e maturidade da confiança em Deus e em Nossa Senhora. É uma fé que se fortalece no silêncio da oração, na vivência diária do Evangelho e no constante crescimento da caminhada espiritual”, disse Tenente Elizangela.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Neves