Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Major-Brigadeiro Egito é o novo Diretor-Geral do DCTA
Início do conteúdo da página

O Major-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral assumiu, nesta sexta-feira (11/03), o cargo de Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O Oficial-General substitui o Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva que, desde abril de 2013, esteve à frente do comando do Departamento e agora assume o cargo de chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa (MD). A solenidade, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, contou com a presença de membros do Alto-Comando e demais autoridade civis e militares.

Em discurso, o Tenente-Brigadeiro Alvani destacou toda a sua trajetória como Diretor-Geral e ressaltou a dimensão da representatividade do Departamento para a sociedade. “O DCTA é uma daquelas organizações que permanentemente engajam o futuro. O resultado de seu trabalho traz impactos que reverberam por décadas à frente”.

O DCTA é um órgão de direção setorial localizado na cidade de São José dos Campos (SP). Desde a sua concepção, atua no campo de pesquisa aplicada e desenvolvimento científico-tecnológico, tendo como missão prover conhecimento e soluções tecnológicas em prol do Poder Aeroespacial Brasileiro. Possui onze Organizações Militares subordinadas e quatro Unidades Hóspedes que reúne um expressivo corpo técnico de alto nível com aproximadamente 5.500 militares e servidores civis, dentre engenheiros, pesquisadores e técnicos nas mais diversas áreas.  

Para o novo Diretor-Geral do DCTA trata-se de um novo desafio que pretende conduzir com excelência. “O esforço estará concentrado de modo a permitir que toda esta engrenagem científico-tecnológica continue atuando em elevado nível de desenvolvimento, aplicando métodos de processos e de desempenho eficientes somados a gestão de pessoas de forma otimizada”, afirma.

Novo Comandante

O Major-Brigadeiro Egito é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 4 de março de 1974 e foi promovido ao atual posto em 31 de março de 2012. O Oficial-General é piloto de caça e possui mais de 4.500 horas de vôo em oito diferentes tipos de aeronaves, sendo 2.800 em aeronaves de caça. Possui dez medalhas nacionais, além da Menção “Destaque Operacional Platina” do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Seu último cargo foi o de Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA).

 

Fim do conteúdo da página