O maior centro técnico militar da América do Sul, a Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), realizou nesta sexta-feira (17/06) a solenidade de formatura das Turmas Hórus do Curso de Formação de Sargentos (CFS) e do Estágio de Adaptação a Graduação de Sargentos (EAGS). Os 276 novos militares de 18 especialidades atuaram em diversas organizações militares do país.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Nivaldo Rossato, do Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Júnior, além dos militares e amigos dos formandos. “A Força Aérea de amanhã será tão forte e operacional quanto o empenho e dedicação de cada um de vocês, formandos. Desta forma trabalhem motivados e enverguem com orgulho a insígnia de Graduado da Aeronáutica, símbolo do reconhecimento e da confiança da Força Aérea Brasileira”,destacou o Tenente-Brigadeiro Rossato.
“Quando entrei na Escola para iniciar o curso tive a certeza da carreira que queria seguir. Na EEAR a rotina dos alunos é muito intensa, mas me dediquei muito para hoje poder comemorar, mais feliz ainda pela primeira colocação”. O depoimento é do primeiro colocado do Curso de Formação de Sargentos (CFS), Terceiro Sargento Wagner Cristian Stella da especialidade Serviço de Guarda e Segurança (SGS). Cristian servirá no Batalhão de Infantaria de Brasília (BINFAE).
Natural de São Luís do Maranhão, o Terceiro Sargento Joberth Silva Mendes foi o primeiro colocado do Estágio de Adaptação a Graduação de Sargentos (EAGS). “Daqui pra frente quero me aperfeiçoar mais e continuarei me dedicando na minha função para servir quem tanto me abriu as portas e mostrou novos horizontes”, relata o militar que servirá na Prefeitura de Aeronáutica de Campo Grande (PACG). Os primeiros colocados receberam, durante a solenidade, o Prêmio Força Aérea Brasileira e o Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa.
Após a entrega dos prêmios padrinhos e madrinhas entregaram as insígnias aos formandos. A solenidade, uma das mais belas da FAB, deixou formandos e familiares emocionados.