O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) comemorou na última sexta-feira, 17, seu 48º aniversário. Com a missão de
As atividades alusivas à data, se iniciaram com o Descerramento do Retrato do Graduado, Praça e Servidor Padrão do DCTA, prêmio concedido aos colaboradores que se destacaram no ano de 2016, por sua aptidão profissional, espírito de corpo, atitude e exemplo de boa conduta.
A solenidade foi marcada ainda pela despedida e agradecimentos aos militares e servidores civis que fizeram parte da história do DCTA e ajudaram no cumprimento de sua missão.
As comemorações tiveram continuidade com a imposição de medalhas a 46 militares que completaram 10, 20 e 30 anos de serviços prestados, além da entrega da Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) e a Medalha Mérito Santos Dumont.
Na Ordem do Dia alusiva ao aniversário, o Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira resgatou um pouco da história do Departamento, citando seu fundador Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho e outras figuras idealistas como o Engenheiro Stumpf e Ozires Silva, e também, abordou sobre os desafios futuros do Departamento.
“Novas conquistas científico-tecnológicas estão por vir, bem como os avanços em projetos como o da aeronave KC-390, Gripen NG, do experimento de hipervelocidade 14-X, do satélite do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entre outros, que são parte do conhecimento originário no desenvolvimento de projetos pioneiros e inovadores de tecnologia nacional.”
Medalha militar de tempo de serviço
A “Medalha Militar”, criada pelo decreto no 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo.
Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico
É uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica Brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao país, ou se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das forças armadas nacionais e estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem da Nação Brasileira e, particularmente, da Aeronáutica.
Medalha Mérito Santos Dumont
Medalha Mérito Santos Dumont, é uma homenagem ao espírito do imortal Brasileiro, Alberto Santos-Dumont, por ocasião das comemorações do cinquentenário do primeiro voo de um aparelho “mais pesado que o ar”, sendo uma distinção concedida a militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que se destacaram no exercício de sua profissão, e também a civis que vem desempenhando suas atribuições com êxito.
Publicado em: 20/03/2017Fonte: DCTAFoto: Sgt Molinari e CB Mendes