Buscando soluções inovadoras que resultem em qualidade de vida para pessoas em tratamento hospitalar, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) inaugurou, no dia 4 de maio, o Laboratório de Bioengenharia.
O espaço está localizado dentro da instituição e catalisará as pesquisas de alunos e professores do ITA, aproximando engenheiros e médicos com o objetivo de encontrar soluções úteis e de baixo custo ao utilizar os recursos de engenharia para a área médica.
O Major-Brigadeiro Médico José Elias Matieli é chefe do laboratório e atua nas áreas de intersecção entre a engenharia e a medicina no âmbito do ITA. "A partir de agora, poderemos desenvolver pesquisas nas mais diversas áreas, como eletrônica, computação, sensores, entre outras”, explicou.
A palestra de abertura foi realizada pelo ex-reitor do ITA e atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), Carlos Américo Pacheco, que apresentou as oportunidades que a instituição oferece no incentivo à pesquisa e enfatizou a área de bioengenharia como uma tendência no âmbito das engenharias.
“O Laboratório de Bioengenharia vai trazer produtos inovadores voltados à saúde humana. Além disso, pode oferecer soluções ao sistema de saúde da Aeronáutica”, ressaltou o reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia.