Com o intuito de buscar um maior alinhamento entre as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento e os Objetivos Estratégicos da Força Aérea Brasileira, o Major Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, Chefe da sexta Subchefia do EMAER, ministrou, no dia 01 de fevereiro de 2019, uma palestra para os Oficiais Generais, Comandantes, Chefes e Diretores de OM subordinadas ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.
O Maj Brig Ar Almeida destacou que a Sistemática de Planejamento e Gestão Institucional da Aeronáutica é regida pela DCA 11-1 que tem por principal fundamento o de promover maior eficácia na administração e possibilitar a obtenção das capacidades militares necessárias para o cumpri¬mento da destinação constitucional da Aeronáutica. Abordou também a metodologia da Concepção Estratégica da FAB - Balanced Scorecard (BSC), voltada para medição e gestão de desempenho das organizações, a partir de três perspectivas: Operacionalidade, Processos Internos e Recursos.
Durante a apresentação, foi salientado o papel do DCTA, fornecedor de soluções tecnológicas para os projetos, e as ações em curso no Estado-Maior para o aperfeiçoamento dos processos e um maior encadeamento do planejamento Institucional, desde o nível estratégico, até os níveis operacional e tático, de forma que a FAB cumpra de forma mais eficiente, eficaz e efetiva a sua missão constitucional.
Por fim, foram abordadas as diretrizes do Plano Complementar de CTI (PCA 11-217), que orienta as ações a serem desenvolvidas pela área de Ciência, Tecnologia e Inovação da Aeronáutica, apresentando as prioridades e as estratégias a serem seguidas na gestão do setor aeroespacial, considerando o horizonte temporal de 2018 a 2027.
A apresentação do Chefe da 6SC-EMAER foi um preâmbulo do briefing realizado pelo Ten Brig Ar Aguiar que transmitiu aos presentes sua Diretriz de Comando para que o DCTA possa cumprir sua missão de “Desenvolver soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial, a fim de contribuir para a manutenção da soberania do espaço aéreo e para a integração nacional.”
Passagem de Direção-Geral
O Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar assumiu, neste sábado (02), em São José dos Campos (SP), o cargo de Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O Oficial-General substitui o Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, Diretor-Geral interino. A solenidade de passagem de comando foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.
O Comandante da Aeronáutica destacou, em discurso, a importância do DCTA para o Brasil. “A vertente tecnológica é a marca que eleva uma instituição. O DCTA, desde sua criação, é referência tecnológica no Brasil e no mundo e, busca incansavelmente, desenvolver soluções científico-tecnológicas no campo do poder aeroespacial, a fim de contribuir para a manutenção da soberania do espaço aéreo a integração nacional”, destacou o comandante.
Segundo o chefe substituído, Major-Brigadeiro Potiguara, em suas palavras de despedida, a missão de comandar o DCTA foi de muito trabalho e aprendizado. “Posso dizer que estou plenamente convencido que no trabalho conjunto está a energia que impulsiona os homens a realizar o melhor e o mais perfeito possível. E que na cooperação está a chave para unir o problema e a solução. Desta forma, expresso minha gratidão e apreço àqueles que apoiaram a condução interina do DCTA”, disse o oficial-general.
O novo Chefe do DCTA, Tenente-Brigadeiro Aguiar, ocupava o cargo de Presidente da Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), constituída em 2012 pelo Ministério da Defesa em conjunto com o Comando da Aeronáutica, visando coordenar os trabalhos afetos à definição e a implantação de sistemas espaciais relativos à defesa, incluindo seus elementos orbitais e a respectiva infraestrutura de apoio. Ele destacou as expectativas para o novo cargo. “Empregaremos a ciência e a tecnologia em prol da defesa e para o nosso país. O momento é propício para investirmos e expertise não nos falta”, concluiu o novo diretor.
DCTA
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) é o órgão de direção setorial, ao qual compete planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do Comando da Aeronáutica.
Assista ao vídeo da cerimônia.
Fonte: DCTA/ Agência Força Aérea
Vídeo: Sargento Marcos Poleto/ Cecomsaer
Fotos: Cabo Feitosa/Cecomsaer