Em comemoração ao seu cinquentenário, completado em 14 de março do ano corrente, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), preparou um domingo especial para comemorar esta data tão significativa para a história da atividade aeroespacial brasileira.
No último domingo, dia 24 de março, o DCTA realizou uma apresentação musical de sua Banda de Música, para a comunidade da cidade de São José dos Campos, no Parque Vicentina Aranha, em coordenação com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
A Banda de Música do Departamento fez um Concerto Sinfônico Musical, nas formações de Orquestra Sinfônica e Big Band, com 40 minutos de duração e dividido em três atos, com um repertório que inclui músicas clássicas, temas de filmes, jazz, músicas latinas, populares e pop rock internacional.
A Banda de Música do DCTA foi criada em 24 de fevereiro de 1966, pelo então Ministro da Aeronáutica, Marechal do Ar Eduardo Gomes. Em mais de meio século de história, a Banda além das atividades precípuas da caserna, realiza inúmeras apresentações e concertos para o público interno e externo ao DCTA.
Histórico do DCTAO Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) tem sua origem no “Comando Geral de Pesquisa e Desenvolvimento”, criado em 14 de março de 1969; tendo as seguintes alterações de denominação até a atual: - “Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento (DEPED)”, “Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA)”, e “Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)”, em 2009.
Esse Departamento é o órgão de direção setorial da Força Aérea Brasileira, localizado em São José dos Campos, ao qual compete planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do Comando da Aeronáutica.
O DCTA reúne um expressivo contingente de alto nível, na ordem de 5.200 militares e servidores civis, dentre engenheiros, pesquisadores e técnicos nas mais diversas especialidades e áreas, que atuam em projetos de vanguarda e de grande valor estratégico para o país.
Fonte: DCTA
Fotos: Sargento Petherson/DCTA