O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, recebeu, no dia 16 de maio, visita de comitiva de magistrados da Justiça Federal de São Paulo que atuam na região de São José dos Campos (SP).
Compuseram a comitiva a Sra. Sílvia Melo da Matta, Juíza Titular da 1ª Vara Federal, o Sr. Antônio André Muniz Mascarenhas de Souza, Juiz Presidente do Juizado Especial Federal e Vice-Diretor da 3ª Subseção Judiciária, o Sr. Fábio Luparelli Magajewski, Juiz Substituto da 3ª Vara Federal, e o Sr. André Augusto Giordani, Juiz Substituto do Juizado Especial Federal.
No Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), os magistrados puderam ter contato com as realizações do DCTA ao longo de sua história, como o carro movido a etanol e o avião Bandeirante, que comemorou 50 anos do seu primeiro voo em 2018. Além disso, assistiram à apresentação institucional procedida pelo Diretor-Geral do DCTA, ressaltando as atuais atividades do Departamento e suas perspectivas para o futuro da ciência e tecnologia aeroespacial.
Entre os assuntos abordados na palestra, ressalta-se o Programa FX-2, que visa adquirir à Força Aérea Brasileira (FAB) 36 aeronaves de caça Gripen da empresa sueca SAAB, o Programa KC-X, aeronave de transporte desenvolvida pela EMBRAER que visa substituir os C-130 Hércules em atividade na FAB, e o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), que visa fornecer serviços de observação terrestre, telecomunicações, mapeamento de informações, posicionamento, monitoramento do espaço e um centro de operação de sistemas espaciais, localizado em Brasília-DF.
Dando prosseguimento, os juízes visitaram o Laboratório de Ensaios de Vibração do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), onde assistiram à apresentação institucional daquele instituto procedida pelo Brigadeiro Engenheiro César Demétrio Santos.
Por fim, visitaram o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde puderam ter contato com o projeto ITASAT, que surgiu com a finalidade primária de formação de recursos humanos para o setor aeroespacial. O ITASAT é o primeiro satélite brasileiro a levar a bordo um software de controle de atitude totalmente desenvolvido no Brasil.
Na despedida, o Diretor-Geral agradeceu a oportunidade de poder mostrar as instalações e as realizações do DCTA e de proporcionar experiências que possibilitem a ampliação da visão da sociedade civil sobre as atividades de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas na Força Aérea Brasileira.
Publicado em: 22/05/2019
Fonte: DCTA