Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA celebra o Dia de Nascimento de Alberto Santos Dumont e entrega Cartas Patentes a inventores do Campus
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no dia 19 de julho, a cerimônia alusiva ao Dia de Nascimento de Alberto Santos Dumont. Consagrado patrono da Aeronáutica Brasileira em 4 de novembro de 1984, o Pai da Aviação destacou-se por idealizar, produzir e testar inúmeros inventos.

Realizada na Praça Santos Dumont, a cerimônia teve seu primeiro grande momento no hasteamento da insígnia de Marechal do Ar, procedida pelo Suboficial Especialista em Eletricidade e Instrumentos Wagner Braz Tavares, do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), mais antigo graduado presente na formatura.

 

 

 

Na solenidade, 38 civis e militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) foram agraciados com a medalha “Mérito Santos Dumont”. Criada pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, a comenda é destinada a civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica brasileira ou, por suas qualidades ou seu valor, em relação à Aeronáutica, tenham sido julgados merecedores.

 

 

 

Cartas Patentes

 

Uma das criações mais notáveis de Alberto Santos Dumont foi o 14-BIS, primeira aeronave a decolar por seus próprios meios, utilizando suas próprias fontes de energia. Tal feito tornou-se possível após uma série de ajustes mecânicos e aerodinâmicos promovidos pelo célebre brasileiro. Santos Dumont decolou no dia 12 de novembro de 1906 para aquele que seria o primeiro voo homologado da história da aviação, percorrendo 220 metros em 21 segundos, numa velocidade média de 37,4 quilômetros por hora, no Campo de Bagatele, em Paris.

 

Logo depois, o Marechal do Ar criaria a Demoiselle (senhorita, em francês), um pequeno avião que pesava apenas 56 quilos. O primeiro modelo decolou em 1907, tendo sido desenvolvido até 1909. A aeronave popularizou-se mundialmente, sendo produzida por diferentes oficinas. Santos Dumont desejava que a fabricação de aeroplanos fosse feita em larga escala e se tornasse popular.

 

No ano de 2019, passados 146 anos do nascimento do patrono da Aeronáutica Brasileira, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial teve a honra de entregar as Cartas Patentes de três diferentes projetos desenvolvidos no Campus, conferidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pela concessão, registro e manutenção de marcas e patentes no Brasil.

 

Um dos projetos patenteados é o do “Dispositivo de Identificação Portátil de Prevenção de Retenção de Objetos Cirúrgicos Com Marcadores Magnéticos”, que visa prevenir complicações cirúrgicas decorrentes de erro médico relacionado ao esquecimento de material cirúrgico no corpo de pacientes. A outorga de tal patente foi conferida ao Major Brigadeiro Médico José Elias Matieli e aos senhores Osamu Saotome, Vagner Rogério dos Santos e Evaldo Carlos Fonseca Pereira.

 

 

Para o Major Brigadeiro Matieli, que é chefe do Laboratório de Bioengenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), “o esquecimento de pinças, compressas e gazes, no interior de cavidades naturais do organismo, por ocasião de intervenções cirúrgicas, gera uma série de problemas para o paciente, seus familiares, os hospitais e as próprias equipes cirúrgicas, que ficam sujeitas a processos judiciais evitáveis com a utilização da tecnologia”.

Segundo o Oficial General, há viabilidade operacional e econômica para a aplicação efetiva do invento, pois “permite ser operacionalizado em qualquer espaço hospitalar, sem a necessidade de obras ou aquisição de outros equipamentos”. Trata-se de um equipamento “simples, de baixo custo, portátil, com possibilidade de uso em hospitais remotos, localizados em áreas desassistidas e carentes de manutenção”.

 

Para o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, “a entrega de cartas patentes durante a solenidade alusiva ao dia de nascimento do Pai da Aviação é uma grande oportunidade de demonstrar a importância que o Comando da Aeronáutica confere ao desenvolvimento da ciência e tecnologia em nosso país”.

 

Redação: DCTA, por 2S Anderson

Fotos: DCTA, por 3S Petherson

Fim do conteúdo da página