Na última sexta-feira (02/08) o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promoveu a marcha administrativa a pé 2019 com a participação de mais de 1.600 militares da ativa, Prestadores de Tarefas por Tempo Certo (PTTC) e Servidores Civis.
Segundo o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar "o objetivo maior é realizarmos um exercício militar, o que é previsto, para verificarmos posicionamento da tropa, o espírito de corpo, mas principalmente para quebrarmos a rotina e assim pudemos constatar que a marcha atingiu todos os objetivos pretendidos". Além disso, um dos objetivos é destacar os valores vivenciados na FAB, exaltados e constantemente por meio do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV).
Antes de iniciar a Marcha, os militares e voluntários receberam instruções do 1S SGS Oberdan José da Silva sobre conceitos básicos de proteção contra incêndio como: prevenção de incêndio, propagação de fogo, fumaça e gases, materiais inflamáveis e tipos de extintores.
O percurso da marcha a pé foi de, aproximadamente, 10 km e 200 m, na área interna da Guarnae-SJ, passando por subidas e descidas, estradas não pavimentadas e enfrentando obstáculos. Todo o trajeto percorrido durou 3 horas pela tropa que realizou um alto horário para hidratação.
"O espírito de corpo a gente pode avaliar pela quantidade de civis e PTTC que, voluntariamente, participaram do exercício, por meio de convite e muitos deles compareceram. Além disso, tivemos vários cantos e gritos de guerra durante a tropa, sem nenhuma baixa, enfrentando 10 km e 200 m com total compreensão de todos e participação, então a tropa está de parabéns" encerrou o Diretor-Geral.
Após a Marcha, toda a tropa junto ao Diretor-Geral do DCTA realizou 10 flexões para marcar o evento e, logo após, participou de um almoço comemorativo.
Fonte: 1º Ten Isabele - IAE
Fotos: Assessoria de Comunicação Social do DCTA