O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), órgão central do Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER), promoveu dois eventos de capacitação na área de Gestão do Conhecimento para os Gestores de Inovação do Sistema.
O primeiro evento, Curso Básico de Gestão do Conhecimento, ocorreu no período de 19 a 23 de agosto e o segundo, Workshop do Modelo IPEA de Gestão do Conhecimento, em 26 de agosto de 2019.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) é uma fundação pública federal vinculada ao Ministério da Economia que fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros.
A abertura do Curso Básico de Gestão do Conhecimento foi presidida pelo Adjunto do Núcleo de Gestão da Inovação (NGI), Coronel Aviador da Reserva Cesar Augusto Laboissiere, que destacou: “este é o primeiro evento de capacitação e formação de recursos humanos na área de inovação promovido pelo SINAER. Nesse sentido, a intenção é desenvolver maior sinergia entre os elos do Sistema”.
Em seguida ocorreu a Aula Inaugural, com o Sr Roberto (Beto) Valle, da empresa Impakt Consultoria. Intitulada “Gestão do Conhecimento nas Organizações do Século XXI”, abordou a necessidade de fortalecer os três capitais de uma instituição: o humano, o estrutural e o social. Nesse ínterim, “é importante realizar um gerenciamento do conhecimento, visto que a gestão do conhecimento como capacidade operacional só tem validade se possuir bem definido os papéis, indicadores e as ferramentas”, ressaltou o palestrante. Para ele, “o conhecimento é o motor da economia e de inovação do século 21”.
A Abertura do Workshop do Modelo IPEA de Gestão do Conhecimento foi presidida pela Coronel Aviador Douglas Sabadini Marques, Chefe do NGI, que deu as boas vindas aos participantes e apresentou o Doutor Fábio Ferreira Bastista, palestrante do Workshop. Por fim, ressaltou a importância da capacitação de recursos humanos na área de Gestão do Conhecimento.
“O objetivo das formações é capacitar os Gestores de Inovação das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) que compõem o SINAER, a fim de permitir que possam atuar em suas estruturas viabilizando a implantação de uma gestão do conhecimento que permita o fluxo do conhecimento ao longo do tempo, mantendo ativo o capital humano, o capital estrutural e o capital social da Organização, nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, ressaltou o coronel.
Fonte: NGI / DCTA
Fotos: IAE, por Sgt Frutuoso