Testes fazem parte do processo de certificação militar da aeronave
A Força Aérea Brasileira realizou, de 22 de julho a 17 de agosto, na Ala 3 (Canoas – RS) e Ala 4 (Santa Maria - RS), mais duas fases da Operação Caxiri 2019, visando ao desenvolvimento e certificação do sistema de reabastecimento em voo do KC-390 e qualificação de par com os caças A-1M e F-5M.
Após dias de preparação e ensaios em solo, a primeira transferência de combustível em voo da história do KC-390 foi realizada com êxito na tarde do dia 28 de julho. Decolando da Ala 4, o caça A-1M comandado pelo Tenente Coronel Aviador Marcelo Bittencourt Vautier Franco, piloto de testes do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), visualizou seu reabastecedor (tanker) – que havia decolado da Ala 3 – a 9 mil pés, próximo à cidade de Santa Cruz do Sul, e realizou a primeira missão de REVO na mangueira esquerda.
Em depoimento, o Oficial relatou sua sensação sobre o voo: “- No momento em que cheguei à ala esquerda, onde visualizei o KC-390 com as mangueiras estendidas, percebi que um dos momentos que sonhava, depois de me formar no curso de ensaios em voo, estava acontecendo. Finalmente, eu estava participando de uma campanha cujo impacto mudaria os rumos da Força Aérea”.
Um dia depois, foi a vez do primeiro reabastecimento efetivo de combustível entre o KC-390 e o F-5M, executado pelo Major Aviador Alisson Henrique Vieira, também do IPEV. “- É uma grande satisfação participar da campanha de certificação do reabastecimento em voo da aeronave KC-390. Estamos explorando as diversas configurações das aeronaves A-1 e F-5 visando certificar o maior envelope de voo possível”, ressaltou o militar.
Sobre o trabalho de Certificação
Desde a concepção do projeto até a entrega da primeira aeronave, realizada ontem (4 de setembro) na Ala 2 (Anápolis – GO), a Força Aérea Brasileira, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), tem acompanhado e auxiliado a EMBRAER na execução de uma ampla gama de ensaios, que visam à certificação das capacidades militares do KC-390. Considerando todo o processo de certificação militar, 1.092 requisitos deverão ser confirmados até o reconhecimento total das capacidades operacionais do KC-390 por parte do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), autoridade de aeronavegabilidade militar brasileira.
A certificação emitida pelo IFI está prevista para ocorrer até o primeiro semestre de 2021, e engloba o trabalho de 74 pessoas, entre militares e civis, que atuam na Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial do Instituto. Envolvidos no processo, há 30 profissionais empregados de acordo com a Lei Federal nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993, que regula a contratação de pessoal temporário por tempo determinado para atender a excepcional interesse público. Tais profissionais tiveram seus contratos renovados até 30 de junho de 2021 pela Medida Provisória nº 887/2019, que ainda demanda aprovação do Congresso Nacional.
Os ensaios de desenvolvimento e certificação militar do KC-390 são gerenciados pela Divisão de Projetos do DCTA e pela Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial do IFI, que trabalham em cooperação com o IPEV e a EMBRAER, bem como em estrita sintonia com a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), responsável pelo contrato de aquisição de 28 modelos do KC-390 para a FAB.
Além disso, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) disponibiliza pilotos, engenheiros e instrumentadores para executar e/ou acompanhar os testes necessários junto à EMBRAER. No caso em particular, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) disponibilizou mísseis MAA-1A e pessoal especializado em material bélico, devido à necessidade de realizar testes em diferentes configurações das aeronaves A-1M e F-5M. Nesse ínterim, também foram utilizados materiais disponibilizados pelo Comando Geral de Apoio (COMGAP) através dos Esquadrões de Logística (ELOGs) da Ala 3 e da Ala 4.
Completando a equipe da FAB empregada neste momento da Operação Caxiri, havia quatro militares - designados para atuar no KC-390 na Ala 2 – acompanhando os procedimentos de reabastecimento em voo executados pela tripulação da EMBRAER. Tratou-se de um Oficial Aviador, um Mestre de Cargas (Load Master) e dois ACMs (Auxiliary Crew Members), que apoiaram a execução das atividades (de REVO ou outras) no interior da aeronave.
Publicada em 4 de setembro de 2019
Fonte: DCTA, por Sgt Anderson
Fotos: IAE, por Sgt Frutuoso