No início de novembro de 2019, O Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) coordenou, por meio do Projeto CL-X2, o processo de aceitação técnica da segunda aeronave SC-105, de Busca e Salvamento, no sítio San Pablo da empresa Airbus Defense & Space.
Em um período de 9 dias, foram realizados testes de plataforma e de diversos sistemas embarcados na aeronave, além de um estágio de operação do sistema de reabastecimento em voo (REVO). Tais atividades foram conduzidas pelo Gerente Técnico do Projeto CL-X2, Major Aviador Antônio Alexandre Vissotto Diniz, pela tripulação de ensaios do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e pela tripulação Operacional do Esquadrão Pelicano.
A aeronave, que recebeu a matrícula FAB 6551, é a primeira do projeto a ser entregue equipada com o sistema de reabastecimento em voo, o que permitirá, após a realização da Campanha de Ensaios de Certificação do Par (KC-130H x SC105) – prevista para ocorrer na Operação TERERÊ 2020 – a ampliação da sua capacidade operacional em ambiente de paz ou de guerra.
O recebimento efetivo da aeronave ocorreu posteriormente, em solenidade própria, com a participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, que enalteceu o desempenho operacional do SC-105, cujos equipamentos de alta tecnologia proporcionam maior eficácia no cumprimento de Missões de Busca e Salvamento. "A inclusão desse vetor no acervo da FAB corrobora com o nosso compromisso de Controlar, Defender e Integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica", ressaltou o Oficial General.
Publicada em 28/11/2019
Fonte: DCTA, por Major Aviador Diniz
Edição: DCTA, por Sargento Anderson
Fotos: DCTA