A Divisão de Ciências Atmosféricas (ACA) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), realizou em 03 de agosto de 2020, no Observatório de Fenômenos Atmosféricos (OFA), o primeiro lançamento de radiossondagem para fins de treinamento de pessoal, verificação de instrumentos e apoio ao projeto Carponis-1.
A radiossonda consiste em um conjunto de sensores transportado por balão meteorológico que pode atingir cerca de 30 km de altura. O equipamento tem a finalidade de realizar a coleta de dados atmosféricos em altitude, tais como temperatura, umidade, pressão e vento. A obtenção de tais dados é essencial para a previsão das condições de tempo e pesquisas nas áreas de modelagem numérica e sistemas atmosféricos.
Com a previsão de ser lançado em órbita no ano de 2021, o Carponis-1 será o primeiro satélite de sensoriamento remoto óptico brasileiro a gerar imagens de alta resolução de todo o território nacional e de áreas de interesse estratégico do país. Pesquisadores do Laboratório de Radiometria e Caracterização de Sensores Eletroópticos (LaRaC/IEAv) utilizarão os dados de radiossondagem para apoiar o projeto Carponis-1.
A campanha de radiossondagem está prevista continuar até o dia 28 de agosto de 2020, contando com a participação dos servidores civis e militares da ACA/IAE e pesquisadores e alunos do LaRaC/IEAv.
“É com grande satisfação que participo de mais uma campanha de radiossondagem. Nossa Divisão está sempre treinada e participa de importantes projetos de pesquisa, cumprindo sua missão e contribuindo para o avanço tecnológico do Brasil. Fazer parte de tudo isso é muito gratificante” destaca o servidor Felipe Corrêa da ACA.
Fonte: IAE, por Tenente Camila
Fotos: IAE