Nesta quinta-feira, 20 de agosto de 2020, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) comemorou 49 anos. Devido às restrições impostas pelo combate à pandemia do novo coronavírus, a cerimônia não contou com convidados externos, restringindo-se a um ato interno de aniversário. Esse ato, porém, acompanhado pelos Diretores, Chefes e Comandantes das Organizações Militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi precedido de celebrações em homenagem a membros do efetivo do IFI. O ato e as celebrações foram realizados dentro dos protocolos de segurança do combate à Covid-19.
No princípio da tarde da quinta-feira, no Salão Nobre do Instituto, as comemorações tiveram início, às 13h10, com a entrega de medalhas aos seguintes militares: Coronel Luciano Barbosa Magalhães (Diretor do IFI), Capitão Alex Alves de Lima, Capitão André Luiz de Oliveira Costa, Capitão Daniele Clarindo Amorim, Capitão Rodrigo de Melo Silveira, Tenente Leandro Guimarães Ribeiro, Tenente Antônio Eduardo Vale de Azeredo, Tenente Antonio Vinicius Diniz Merladet, Tenente Caymmi Aguilar Miranda, Suboficial José Sérgio dos Santos, Suboficial Sidney José Silva Costa, Suboficial Eduardo Maximino Fernandes e Terceiro-Sargento Rafael Nicolau de Lima. Logo em seguida, às 14h, no hall de entrada, teve lugar a cerimônia de destaque profissional, destinada a premiar os servidores e militares cujo trabalho mereceu menção honrosa no último ano. A Analista em C&T Maria Célia Hasmann Coelho, a Assistente em C&T Nilcéa de Faria Diniz e o Soldado de 1ª Classe em Serviço de Administração Kelvin Henrique dos Santos Barbosa foram os homenageados. Um pouco depois, às 16h, no Pátio da Bandeira, ocorreu propriamente o Ato Interno de Aniversário do IFI, ocasião em que se fez a leitura da ordem do dia pelo Diretor do Instituto.
Ano de muito trabalho
O quadragésimo nono ano de existência do IFI foi marcado por muitos e importantes trabalhos. Ainda em 2019, mereceram destaque: a certificação militar do helicóptero AS550A2 Fennec da Aviação do Exército; a entrega do Certificado de Tipo Militar à aeronave Phenom 100 da Embraer; o credenciamento da Embraer como Organização de Projeto (OPC); a emissão de Permissão Especial de Voo (PEVi) para o primeiro KC-390 entregue à Força Aérea Brasileira (FAB); a realização de auditoria de produção e visita técnica para acompanhamento dos projetos de transferência de tecnologia do acordo de Offset nas instalações da SAAB em Linköping, Suécia, na esteira do Programa F-X2; a promoção do XIII Seminário de Metrologia Aeroespacial (Semetra); e a implantação do novo processo de análise empresarial, que reduziu de até um ano e meio para três meses o processo de concessão da redução de ICMS para empresas aeroespaciais. Já em 2020, a despeito das restrições impostas pelo combate à pandemia do novo coronavírus, o Instituto manteve-se ativo, destacando-se com ações como: levantamento de necessidades de Offset das empresas do setor aeroespacial, verificação final da qualidade para recebimento da terceira aeronave KC-390 pela FAB, fomento à empresa Omnitek Tecnologia Ltda. no desenvolvimento de respirador para o combate à Covid-19 e emissão de Certificado de Aeronavegabilidade Inicial para a aeronave EC 725 AP.
“Eu tenho imensa satisfação de estar no comando do IFI”, comentou o Coronel Aviador Luciano Barbosa Magalhães, Diretor do Instituto. “Vejo uma quantidade muito grande de produtos entregues pelo IFI à Força Aérea Brasileira, à indústria aeroespacial brasileira e à nossa sociedade como um todo. Aqui vemos o dinheiro do contribuinte realmente ser investido de maneira responsável. E nada disso seria possível sem o trabalho sério e dedicado dos recursos humanos do Instituto, em cada uma de suas divisões. Aos servidores e militares do IFI cabe todo o mérito do dinamismo, da importância socioeconômica e estratégica do Instituto para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil”.
Fonte: IFI/DCTA