O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) homenagearam hoje, 22/8, os 21 profissionais vitimados no acidente do VLS-1 ocorrido no Centro de Lançamento de Alcântara ( CLA), em 2003.
Desde o fatídico acidente, as famílias se reunem no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos-SP, para uma emocionante homenagem. Pontualmente às 13:26h (horário do acidente), realizam a leitura dos nomes dos seus entes queridos acompanhada de estouro de rojões. Ao término desta homenagem, foi executado o toque de silêncio em respeito aos nossos heróis.
Em nome dos familiares presentes, a senhora Dóris Cezarini, viúva de Antônio Sérgio Cezarini, fez questão de destacar: “estamos muito agradecidos ao DCTA e IAE pela acolhida. É importante percebermos o reconhecimento da Instituição à dedicação profissional dos nossos familiares”.
É fato que nossos valorosos profissionais deixaram um imensurável legado de conhecimentos que, até hoje, agregam valores ao Programa Espacial Brasileiro, e por ELES continuaremos a cumprir nossa Missão Institucional com dedicação, esmero e amor à Ciência.
Fonte: IAE, por Tenente Camila
Fotos: Sargento Frutuoso