Na manhã da última sexta-feira (21/08), 196 recrutas da primeira turma de 2020, formados pelo Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), participaram do Ato de Compromisso à Bandeira Nacional presidido pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos.
A formação dos novos soldados teve duração de quatro meses quando foram ministradas diversas instruções e atividades divididas em duas fases (inicial e básica), tais como: Ordem Unida, História da FAB, Hinos e Canções, Educação Cívico Militar, Polícia da Aeronáutica I e II, entre outras, que propiciaram o desenvolvimento técnico-especializado e fortaleceram a formação moral e profissional dos recém-formados, ensinamentos estes sempre atrelados aos pilares institucionais do militarismo que são a Disciplina e Hierarquia.
“Os senhores superaram as dificuldades e expectativas como um grupo coeso e focado em um objetivo comum. A Força Aérea Brasileira precisa e acredita em cada um dos senhores e não esqueçam, jamais, que as atitudes de hoje determinarão o que serão amanhã” declarou o Comandante do GSD-SJ, Tenente-Coronel Márcio Henrique da Silva Conceição.
Durante o curso de formação, destacaram-se o recruta Guilherme Faria Silvério, 1º colocado da turma com a nota 7,96 e o recruta Guilherme Neves de Freitas considerado destaque militar, eleito pelos instrutores e companheiros como o recruta-padrão, pela sua exemplar conduta militar, responsabilidade, zelo e espírito de corpo demonstrado durante todo o curso.
“A partir de hoje os senhores serão mergulhados em muitas atividades que exigirão responsabilidade extrema: vocês são agora a nossa defesa e segurança” destacou o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Ricardo e finalizou com a seguinte frase “Lembrem-se que Patriotismo é Sentimento de Amor, Respeito e Devoção à Pátria e aos seus símbolos”.
A solenidade restrita aos Oficiais-Generais, Diretores, Chefes, Comandantes de Organizações Militares da Guarnição de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) seguiu todos os protocolos exigidos pela Organização Mundial de Saúde e cumpriu o distanciamento social devido a COVID-19.
Fonte: DCTA por 1º Ten Isabele
Imagens: GAP-SJ por S2 Nora