Desde o dia 10 de setembro de 2020, o primeiro protótipo brasileiro do F-39 Gripen, matrícula FAB 4100, projeto adquirido pelo governo junto à Suécia dentro do Programa F-X2, tem autorização para sobrevoar o território brasileiro de maneira segura. Isso porque o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), que representa a autoridade de certificação militar brasileira, em nome do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e trabalhando em conjunto com o FLYGI (autoridade de certificação militar sueca), mobilizou grande parte do seu efetivo nos trabalhos de certificação do projeto, o que resultou na emissão da Permissão Especial de Voo (PEV), viabilizando de maneira segura os sobrevoos do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB) em terras nacionais.
“O Gripen está em fase de desenvolvimento, tendo de passar por voos de cumprimento de requisitos para a certificação, e a PEV serve para viabilizar esses voos”, explica o Capitão Engenheiro Glaucio Cavalcanti Viegas, Gerente Industrial do F-X2. Trata-se da primeira PEV a ser emitida para essa aeronave no Brasil. O IFI, junto com a autoridade de certificação militar sueca, verificou os aspectos de segurança de voo do Gripen. “O FLYGI, como certificadora primária, faz o trabalho de acompanhamento diretamente com a empresa, a SAAB, no dia a dia. Da mesma forma, há um representante do IFI na Suécia, a Tenente-Coronel Engenheira Thaís Franchi Cruz, que acompanha o trabalho. Isso permite que o IFI apoie essas ações no Brasil”, complementa o Gerente Industrial do F-X2.
Gripen NG
O Gripen NG, ou F-39, novo caça da FAB, é uma mudança ímpar na família Gripen. Trata-se de uma aeronave de alta tecnologia, o que torna possível uma interação significativa entre piloto e equipamentos. O caça adquirido junto aos suecos faz parte de um grande projeto estratégico da Aeronáutica, o qual vem se desenvolvendo em um bom ritmo.
“O Gripen é um projeto estratégico para a FAB, e os voos, que estão para iniciar agora no Brasil, atestam o ritmo com que esse projeto vem se desenvolvendo. Em breve o caça estará operando no Brasil, e isso será possível graças aos servidores civis e militares que se dedicam à nação. É muito importante para o Brasil ter esse caça, destinado à defesa do país, voando em nosso céu. Eu e toda a equipe do IFI temos muito orgulho de contribuir para que este nobre projeto se realize”, conclui o militar.
Fonte: IFI/DCTA
Fotos: Sgt Rezente - Força Aérea Brasileira/ SAAB