Terça-feira (29), teve início, em São José dos Campos, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a 22ª edição do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE).
Inserido na Pós-graduação do ITA, o SIGE é organizado pela Comissão de Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), e conta com a participação voluntária dos seus alunos de mestrado e doutorado. O Simpósio propõe temas ligados ao ensino, pesquisa e desenvolvimento na área de Defesa, em sintonia com as orientações estratégicas do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), e busca proporcionar oportunidades de interação entre os setores operacionais das Forças Armadas, acadêmicos e industriais.
Como forma de adaptação às novas demandas decorrentes das medidas de prevenção à pandemia da COVID-19, o SIGE foi organizado num formato de participação inovador. Realizado nos dias 29 e 30 de setembro, o simpósio teve participação presencial de um público reduzido no primeiro dia e participação à distância nos dois dias, franqueada a cerca de 500 inscritos, compostos por representantes dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e de organizações da sociedade civil, tais como, universidades, órgãos de fomento e indústria de defesa.
Neste ano, 120 revisores independentes analisaram 90 artigos científicos submetidos, tendo sido selecionados 36 trabalhos para apresentação oral e 20 para apresentação em pôster, contemplando as áreas de guerra eletrônica e sensoriamento remoto, comando e controle e defesa cibernética, análise operacional e engenharia logística, sistemas de armas e aplicações espaciais, defesa QBRN e bioengenharia.
Segundo afirmou o Coordenador Geral do Simpósio, Coronel Especialista em Comunicações Olympio Lucchini Coutinho “este está sendo um ano atípico, que nos obrigou a oferecer o SIGE em um formato híbrido, presencial e a distância. Adotamos um rigoroso protocolo sanitário de prevenção contra a COVID-19. Optamos por esse formato para, mesmo de forma reduzida, não perder uma importante característica de um encontro desta natureza: reunir mentes brilhantes para discutir ciência e tecnologia. Talvez sejamos um dos primeiros Simpósios realizados no Brasil nesse formato, na direção de um novo normal que tanto se anseia nesses tempos difíceis. ”
Na terça-feira (29), o evento contou com palestras plenárias, transmitidas simultaneamente pela internet, de autoridades da Aeronáutica, da academia e da indústria.
A Palestra de Abertura foi realizada pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues que discorreu sobre o Departamento dando ampla visão das realizações, potencialidades e possibilidades de interações com os diversos atores nas atividades aeroespaciais.
Em seguida, foi proferida a palestra do Diretor-Presidente do Conselho Técnico Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Doutor Carlos Américo Pacheco, também ex-Reitor do ITA. Intitulada “Novos Desafios da Revolução Industrial: Tecnologias e Modelos de Negócios Duais”, a exposição proporcionou uma reflexão sobre os novos horizontes, tanto nas atividades de defesa como nas de fins civis, descortinados pelos avanços tecnológicos.
O período da tarde, iniciou com a apresentação da palestra proferida pelo Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara que tratou do modelo da Tripla Hélice utilizado no DCTA com o objetivo de otimizar a capacidade de transformar o conhecimento científico em inovação tecnológica, a partir das interações entre governo, empresas e universidades.
O primeiro dia se encerrou com a participação de uma representante da indústria de defesa, a Sra. Andreia Alves, Engenheira de Aplicação da Empresa ROHDE&SCHWARZ, que apresentou a palestra “Sistema de Simulação de Sinais Complexos para Radares”. O SIGE também contou com apresentações temáticas em Defesa das empresas AVIBRAS, KEYSIGHT Technologies e AEL Sistemas, além do apoio do Comando de Preparo (COMPREP) e do Ministério de Defesa.
Na quarta-feira (30), segundo dia do evento, as apresentações foram realizadas totalmente de forma online, em sua maior parte com exposições de artigos nas sessões técnicas virtuais.
A 22ª edição do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa encerrou-se com as palavras do Reitor do ITA, Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia, também realizada remotamente por transmissão de vídeo, dizendo “O SIGE foi um sucesso, apesar da crise causada pela COVID-19, fizemos um belíssimo trabalho. Tivemos três palestras que abrilhantaram nosso evento com o Tenente-Brigadeiro Heraldo, Diretor-Geral do DECEA, o Major-Brigadeiro Potiguara, Diretor-Geral do DCTA e o Professor Doutor Pacheco, Diretor da FAPESP. Este simpósio é um evento que faz parte de um contexto composto pelos cursos de pós-graduação e laboratórios do ITA, assim como de todos os participantes externos ao Instituto. Os trabalhos estão disponíveis no site do SIGE disponibilizando todo o conhecimento apresentado aqui para a nossa sociedade. Parabenizo a todos os envolvidos na organização elo esforço e eficiência. ”
Fonte/Edição: ITA por Cap Fábio Cox
Revisão: ACS/DCTA
Imagens: DCTA por 3S Roberto