O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no dia 15 de dezembro, o ato de transmissão de cargo de Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Brigadeiro Engenheiro César Demétrio Santos ao Coronel Aviador César Augusto O’Donnell Álvan. A solenidade, que ocorreu em São José dos Campos (SP), marcou também a despedida do serviço ativo do Oficial-General.
O ato foi presidido pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e contou com a presença autoridades do DCTA, oficiais-generais da ativa e da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), além de comandantes de organizações militares subordinadas ao DCTA e representantes de empresas privadas.
Em suas palavras de despedida o Brigadeiro Demétrio enalteceu sua admiração ao IAE, e destacou “uma organização militar de excelência, fruto ontem, hoje e tenho certeza que amanhã do espírito de corpo, da ética profissional, do comprometimento, do rigor científico e da responsabilidade social, qualidades do efetivo do IAE, denominados por mim com família IAEense”. E afirmou ainda o marco da data 15 de dezembro de 2020 em sua vida “Fecho uma história repleta de batalhas a maioria vitoriosas e algumas perdidas, mas uma guerra vencida, pois combati um bom combatente”.
O Oficial-General recebeu a insígnia de Brigadeiro Engenheiro das mãos de seu Chefe de Gabinete, Tenente Coronel Especialista em Armamento Augusto José de Amorim Neto, que o assessorou durante todo período na Direção do IAE. “No decorrer do período em que trabalhei com o Brigadeiro Demétrio, pude testemunhar a capacidade técnica e a gestão humanizada de conduzir as ações à frente da Direção do IAE. Desta forma, agradeço por sua confiança a mim depositada e a honra de ter ombreado os últimos anos de uma carreira ímpar”, ressalta.
O Diretor-Geral do DCTA frisou a gestão técnica competente do Brigadeiro Demétrio à frente do IAE, “sendo um profissional dedicado, um chefe atento às necessidades de seus comandados, um assessor leal sendo um fator de tranquilidade para a Direção-Geral do DCTA”. E desejou que as sementes plantadas durante sua gestão frutifiquem da no futuro próximo, com a projeção do DCTA e do IAE como elementos cada vez mais essenciais ao desenvolvimento aeroespacial brasileiro.
O Tenente-Brigadeiro Potiguara também comentou sobre as expectativas e desafios do novo Diretor do IAE diante da escassez de recursos financeiros e humanos, a pandemia de COVID-19, assim como na continuidade do projeto VLS, o desenvolvimento do alvo aéreo, a turbina TR5000, entre outros. E evidenciou total confiança na competência profissional de lealdade e no comprometimento com a Força Aérea Brasileira do Coronel O’Donnell, atributos que balizaram a escolha, pelo Alto-Comando da Aeronáutica, ao posto de Oficial General.
O Diretor que assume, Coronel O’Donnell é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1986. Possui mais de 1.500 horas de voo em diversas aeronaves e é líder de esquadrilha de ataque.
Dentre as experiências militares, no âmbito da do DCTA, já foi Chefe do Núcleo de Inovação Tecnológica do DCTA, Adjunto da Divisão de Coordenação e Fomento Aeroespacial e Chefe da Divisão de Desenvolvimento Industrial do IFI, Vice-Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Diretor do IFI, Adjunto do Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e o último cargo de Adjunto da Divisão de Projetos do Subdepartamento Técnico (DCTA).
Descerramento
No início da manhã do dia 15 de dezembro dia, foi realizado o Descerramento do Retrato do Brigadeiro Demétrio na Galeria de Retratos dos Ex-Diretores do IAE. Na cerimônia estiveram presentes Chefes de Subdiretorias do IAE e familiares dos Diretores substituto e substituído. Após a solenidade, o ex-Diretor e seu substituto receberam os cumprimentos dos parceiros de trabalho e familiares.
Fonte: IAE, por Tenente Camila
Fotos: IAE, por Sargento Frutuoso