Nesta quarta-feira (23), foi realizada a entrega de 600 cestas básicas e 260 brinquedos doados ao Movimento São José Sem Fome COVID 19, o qual é liderado pelo Instituto Regeneração Global, tendo como objetivo auxiliar famílias em vulnerabilidade social que foram impactadas pela pandemia do coronavírus. O Movimento, que se iniciou no final de março, já atendeu a mais de 20 mil famílias da cidade, levando mais de 320 toneladas com a ajuda de aproximadamente 500 voluntários e 2.600 doadores.
A iniciativa fez parte da campanha de arrecadação de alimentos e brinquedos, realizada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) junto às suas Organizações Militares, e também da parceria realizada com o Grupo Motorgrid Brasil e com a Associação Desportiva Classista da Embraer (ADC EMBRAER).
Além das doações, os militares do DCTA prestaram apoio na montagem e organização dos kits e auxiliaram na entrega do material às famílias cadastradas, respeitando todos os cuidados sanitários exigidos e as recomendações do Ministério da Saúde. Os kits incluíram arroz, feijão, molho de tomate, macarrão, panetone, chocotone, brinquedos e sabonetes. “O DCTA contribuiu demais com o projeto, por meio do apoio logístico, da disponibilidade de mão de obra para a montagem dos kits e agora com essa doação. Tudo isso trouxe uma grande força para o projeto e somos imensamente gratos”, ressalta a Senhora Thais Okamoto, coordenadora dos pontos de doação do Instituto Regeneração Global.
Além disso, a Oficina de Brinquedos do DCTA recebeu 150 brinquedos, os quais serão entregues a instituições de São José dos Campos voltadas a crianças. Localizada nas dependências da Prefeitura de Aeronáutica de São José dos Campos (PASJ), a oficina destina-se a coletar e restaurar brinquedos não utilizados pelas crianças residentes no Campus. No local, realiza-se a estocagem e triagem dos brinquedos, higienização, manutenção e embalo, dividindo-os em categorias e faixas etárias para posterior doação.
Para o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, realizar ações que beneficiem àqueles que precisam é um ato de solidariedade e um dever de todos como cidadãos. “Este ano atípico trouxe uma série de dificuldades para todos, então é de grande valia termos mais empatia com as pessoas, ajudar quem precisa e tentar fazer o Natal de algumas famílias mais feliz”, declara.
Fonte: DCTA, por Tenente Larissa Santos