Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Páscoa solidária ajuda Instituições Sociais de São José dos Campos
Início do conteúdo da página

 

No último domingo (04), três Instituições Sociais receberam chocolates e alimentos não perecíveis arrecadados na Campanha de Páscoa realizada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos – SP.

A iniciativa aconteceu em parceria com a Comunidade Militar Nossa Senhora do Loreto, que realizou uma carreata na Vila Militar da Guarnição de Aeronáutica da São José dos Campos (GUARNAE-SJ) para recolher os mantimentos. Além disso, durante duas semanas, o efetivo das Organizações Militares subordinadas ao DCTA pôde deixar sua contribuição nos pontos de arrecadação de alimentos distribuídos pelo Campus.

Para o Capelão Tenente-Coronel Carlos de Oliveira Berto a iniciativa visa ajudar aqueles que mais necessitam. “A situação atual demonstra o quanto devemos nos solidarizar mais ainda com as pessoas. São muitas famílias atingidas pela crise gerada pela pandemia e que precisam mais do que nunca de todo apoio”, afirma.

Foram arrecadados aproximadamente 1 tonelada de alimentos e 300 unidades de chocolates, entre ovos de páscoa, caixas e barras de chocolates, que foram entregues por militares do DCTA às entidades assistenciais da cidade.

 


Sobre as Instituições Sociais

O Lar Nossa Senhora da Salette foi uma das entidades que recebeu as doações. Ele atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com deficiências múltiplas severas em situação de risco que tiveram seus direitos violados ou ameaçados, ou ainda em casos de incapacidade da família em dar atendimento necessário. São atendidas 19 crianças, sendo que 07 delas residem no local. Todo o trabalho é realizado por 23 funcionários e 12 voluntários que se dedicam inteiramente a cada criança.

Para a Diretora Silvia Helena Barbosa de Oliveira Carvalho o apoio com doações é imprescindível para as atividades do Lar. “A ajuda ainda que pequena de cada um é somada a outros poucos e tudo isso contribui com um bem maior, que é o prover as necessidades dessas crianças e proporcionar a elas uma boa qualidade de vida”.

A distribuição ocorreu também na Comunidade Magnificat, que possui o Projeto Social Kids, onde realiza oficinas culturais, educativas e esportivas para crianças e adolescentes com idade de 06 a 15 anos. As oficinas contribuem para a socialização, complementam a formação, educação pessoal e profissional, despertam para as novas possibilidades sociais, econômicas, culturais e ambientais. Dentre elas estão: balé, dança hip hop, informática, futebol, judô, inglês, teatro, artes e música.

“Trata-se de uma transformação de vida por meio do aprendizado. Com as oficinas eles interagem uns com os outros, socializam e adquirem conhecimento pra vida”, ressalta a Presidente Doralice Pereira da Silva Santos.

Devido a pandemia as atividades dos projetos não estão funcionando presencialmente, contudo tarefas estão sendo realizadas online e todas as crianças recebem um kit lanche diariamente. Ao todo são atendidas 115 pessoas, entre crianças e adolescentes. A comunidade ainda conta com projetos profissionalizantes para adultos, como aulas de artesanato, corte e costura e panificação.

A Instituição Casa de Assis, terceira entidade auxiliada, atende pessoas que estão em condições muito precárias por diferentes razões: são alcoólatras, dependentes químicos, doentes mentais ou ainda desempregados, imigrantes e excluídos do convívio familiar. Em suas casas, a Fraternidade acolhe os moradores de rua dando o devido tratamento como alimentação, banho e roupas limpas.

Todas as Instituições não possuem fins lucrativos e sobrevivem de doações do município, de pessoas ou empresas parcerias. Conheça melhor o trabalho realizado por cada uma e ajude você também.

 

•    Lar Nossa Senhora da Salette – (12) 3966-1899 / 3903-2883
•    Comunidade Magnificat – (12) 3944-1633
•    Casa de Assis – (12) 3911-4099


Fonte: DCTA, por Tenente Larissa
Fotos: DCTA, por Sargento Petherson

Fim do conteúdo da página