Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Curso de Doma Racional capacita Militares do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos na domesticação de cavalos
Início do conteúdo da página

Os quatro militares, Sargento Nascimento, Sargento Ramon e Soldados Darlei e Gouveia da Seção de Combate de Polícia Montada (SPMont), do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ) subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), encerraram na última sexta-feira (30) o Curso de Doma Racional realizado pelo Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR-SP), por meio do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, na Fazenda do Tanque. O objetivo é qualificar e profissionalizar os militares com informação e assistência técnica qualificada para as atividades desenvolvidas no dia a dia da Seção.

A utilização da técnica da doma racional é considera uma das etapas de domesticação de cavalos e possibilita que um equino deixe de ser um animal indômito, ou seja, não domesticado, e passe a permitir que um ser humano o monte. Trata-se de etapas que antecedem as diferentes formas de treinamento do cavalo, que têm o objetivo de preparar animais para tarefas mais específicas. A aprendizagem pode ser iniciada a partir dos 2 anos de idade do cavalo e nas técnicas utilizadas, não existe maus tratos, os animais aprendem por repetição e disciplina.

“A doma racional tem sido muito procurada pela ideia do bem estar do animal resguardando a saúde e a integridade física dos cavalos. Esse curso é um trabalho prático e o SENAR trabalha em cima da metodologia onde o aluno aprende fazendo pra que ele possa realmente sair formado do curso” destacou o Médico-Veterinário Kleber Brandão de Godoy.

O curso é realizado em um período de 40 horas, dentro de cinco dias, sendo 8 horas por dia, onde os alunos serão profissionalizados a trabalhar com doma racional. No primeiro dia os alunos aprendem toda a teoria da doma racional e, a partir do segundo dia, inserem na prática todas as técnicas passadas durante as aulas teóricas como: o primeiro contato com o animal, como tirar as cócegas do animal utilizando a técnica do cabresteamento, banho de sela, a monta e finalizando com o aprimoramento dos comandos.

Segundo o Sargento Nascimento o curso será de grande valia para lida com os cavalos, dentro do DCTA, visto que os militares já possuem experiência com os animais por conta do Estágio de Cavaleiro que o GSD-SJ realiza todos os anos. “Hoje nós temos 12 animais dentro do DCTA, apesar de não serem xucros, nós temos diversos cavalos que foram domados diferentemente desse método e vendo esse método sendo utilizado realmente funciona. A intenção dos militares que estão fazendo é, justamente, levar esse método pra dentro do Departamento e fazer com que nossos animais sejam melhor domados e a gente aprimore essa doma racional para que consigamos cumprir nossas missões”, finalizou o Sargento.

Com as técnicas certas os equinos se tornam obedientes, os quais se transformam em uma ferramenta eficiente em Patrulhamentos Hipomóveis, e que não oferecerá perigo ao seu cavaleiro. Após formado no curso, o militar especializado é chamado de ‘‘domador’’.

“O conceito da doma a gente respeita muito o cavalo e aprende a fazer uma leitura corporal na a situação em que o cavalo se apresenta pra gente, a gente faz essa leitura pra poder fazer a aproximação e fazer o contato de uma forma mais fácil pro cavaleiro e pro cavalo. Esse é o principal trabalho feito pela doma racional é conhecer o animal com que estamos trabalhando”, finalizou o Médico-Veterinário.

 

 

 

 


Fonte: DCTA, por Ten Isabele
Imagens: GSD-SJ / Portal R3

Fim do conteúdo da página