Em competição, os alunos apresentaram seus foguetes de garrafa pet e conheceram o legado do Memorial Aeroespacial Brasileiro
Na manhã do dia 22 de maio (sábado), no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), alunos do 6º ano a 3ª série do Colégio Planck, de São José dos Campos, participaram da competição de construção e lançamento de foguetes, tanto na categoria de ar comprimido, quanto na categoria de vinagre com bicarbonato. O evento faz parte da competição anual da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) que envolve estudantes de todo o Brasil e do Projeto Especial que o Colégio promove todos os anos.
O Projeto faz parte da disciplina relacionada ao Design Maker, na qual os alunos desenvolvem uma série de trabalhos e projetos “mão na massa” em determinados temas que envolvem as áreas de Engenharia da Casa, dos Alimentos, dos Transportes e das Energias.
Os grupos, como eram divididos de acordo com os anos, realizaram diversos lançamentos, na área do MAB, que alcançaram a faixa de 80 metros de distância, tendo inclusive uma equipe que ultrapassou os 100 metros. O 1º colocado da competição atingiu 104 metros, o 2º atingiu 87 metros e o 3º alcançou 85 metros. De acordo com o Professor e Coordenador do Projeto, André Guadalupe “as distâncias necessárias para se obter cada medalha no ano de 2021 ainda não foram definidas e, apenas serão definidas depois que as escolas lançarem seus resultados no sistema MOBFOG.”
“Tínhamos uma boa expectativa com relação ao evento e os estudantes estavam bastante animados. Felizmente, nossas expectativas foram superadas e o evento foi ainda melhor do que nós esperávamos, graças a todo o apoio e à oportunidade oferecida pela equipe do DCTA que nos recebeu no evento”, declarou o Prof. André.
Para o ano de 2020, devido às restrições e necessidade de isolamento e revezamento dos alunos no presencial, as oficinas e práticas foram bastante reduzidas. Os estudantes do Ensino Médio tiveram a primeira oficina de construção no dia 24 de abril e os estudantes do Ensino Fundamental tiveram a primeira oficina no dia 08 de maio. A partir daí, trabalharam na construção de seus foguetes e de suas bases praticamente até a véspera do lançamento.
Memórias e alegria
Poderia ter sido mais um dia de evento, mas a saudade e as lembranças do senhor Bruno Dalla Torre, de 81 anos, se misturaram na história do MAB trazendo momentos de alegria e emoção para a família que acompanhava o neto Matteo Dalla Torre e Carvalho, de 11 anos, que lançaria seu foguete de garrafa pet.
Bruno contou orgulhoso que, em meados de 1958, trabalhou e participou dos Projetos das aeronaves Beija-Flor e Convertiplano criados pelo engenheiro alemão, que produziu alguns dos aviões mais icônicos da Segunda Guerra Mundial, Henrick Focke. O engenheiro brasileiro, também, se envolveu na criação do Bandeirante, avião que deu origem a Embraer, e foi um dos primeiros a trabalhar na empresa junto a engenheiros do ITA e do ex-Ministro e Oficial da Força Aérea Brasileira, Ozires Silva.
Bruno viveu dentro do então CTA nos áureos tempos de campeonatos de voo à vela, na década de 60 e 70, e chegou a conhecer, em uma de suas viagens internacionais, o primeiro homem a pisar na lua, Neil Armstrong.
“Estou muito feliz em retornar e vivenciar esse acervo histórico, no MAB, no qual eu fiz parte. Aqui no DCTA tive várias experiências na área da Aeronáutica, na construção das maquetes e trabalhei na área de planadores”, declarou Bruno.
Coincidentemente o genro do senhor Bruno, Rubens Rodrigues Prudente de Carvalho, que acompanhava a família e o filho Matteo na competição relembrou que há 10 anos estava no MAB exatamente no dia 22 de maio de 2011. “Sinto uma emoção retornar ao MAB com minha família após 10 anos, pois a infância do meu filho Matteo foi aqui dentro e hoje vivenciar o lançamento do foguete de garrafa pet dele aqui no DCTA é emocionante”, destacou Rubens.
Veja o vídeo abaixo!
#FoguetenoMAB
Fonte: DCTA, por Tenente Isabele
Imagens: DCTA, por Sargento Petherson e Sargento Roberto
Vídeo: DCTA, por Sgt Linares