O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos – SP, recebeu na última terça-feira, dia 29, uma comitiva composta por membros do Ministério da Defesa (MD), do Ministério da Educação (MEC), do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A visita teve início no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), local criado em 2004 com o intuito de resgatar, preservar e divulgar a história da área de ciência e tecnologia, da qual o DCTA faz parte. A comitiva foi recebida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, que deu as boas-vindas falando do trabalho realizado pelo Departamento que é capaz de atender as Forças Armadas e a sociedade como um todo.
“O nosso maior objetivo é trazer benefícios para a sociedade civil e militar, ou seja, sermos capazes de aplicar a tecnologia em sua dualidade. Todos sabemos que tecnologia e o conhecimento por si só não se mostram muito nítidos, contudo, o conhecimento é necessário para que se gere a transformação e nós queremos mostrar os produtos que são frutos do investimento em capacitação”, ressalta o Oficial-General.
Durante a manhã, o grupo participou das apresentações Institucionais do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, do Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar César Augusto O’Donnell Álvan e do Diretor Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Coronel Engenheiro Fábio Andrade de Almeida.
No Briefing Institucional do ITA, foi abordado sobre a criação do Instituto e o legado deixado ao longo de seus 71 anos de história. O Reitor falou ainda sobre o modelo educacional do ITA, que contempla os cursos de graduação em engenharia no mais alto nível, bem como os programas de pós-graduação, que possibilitam a formação de mão de obra especializada em nível nacional e internacional. “Receber o Ministério da Defesa, o CNPQ, o MEC e a CAPES é uma grande satisfação e, também, uma grande oportunidade para darmos um retorno dos frutos resultantes de nossa interação”, afirmou o Reitor do ITA.
O IAE apresentou os projetos significativos para o Instituto que em sua maioria possuem parcerias com empresas, como o Veículo Lançador de Microssatélite (VLM), o IFF (Identify Friend or Foe) e a Turbina TR-5000, turbo reator constituído inteiramente com tecnologia nacional. “A partir da participação de diferentes empresas parceiras é possível ver que o IAE age como um instrumento efetivo de apoio à indústria”, afirma o Diretor do IAE, Brigadeiro O’Donnell.
Já o IEAv explanou sobre suas competências, que se dividem em Pesquisa Básica, Pesquisa Básica Orientada, Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Experimental, bem como as áreas de atuação em energia, radiação, auxílio à decisão e sensores. Para o Coronel Almeida, Diretor do IEAv “o conhecimento dos recursos humanos e a capacitação são imprescindíveis em termos de inovação e pesquisa. Eles são essenciais para gerar impacto no futuro da missão, uma vez que o ensino reflete no cumprimento dos objetivos e na melhoria dos processos”, afirma.
O Senhor Flávio Anastácio de Oliveira Camargo, Diretor de Avaliação da CAPES, se mostrou profundamente impressionado e satisfeito com a visita. “Aqui o discurso de formação de recursos humanos altamente qualificados é uma realidade, ele se fez evidente durante a visita. Em todos os briefings, ficou bem claro a relação, a sinergia da pós graduação com o desenvolvimento das tecnologias, das inovações”, afirma.
Em continuidade a visita, no período da tarde, a comitiva visitou as instalações do ITA, onde conheceram o Centro de Competência em Manufatura (CCM), local que detém o SIVOR, simulador de voo que utiliza uma plataforma robótica resultado de uma parceria técnica entre ITA e EMBRAER e, também, o Centro Espacial do ITA (CEI), responsável pela capacitação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento no setor espacial no âmbito do Ministério da Defesa.
No IAE, a visita ficou por conta da apresentação do Projeto IFF, sistema que possibilita a identificação de amigo ou inimigo no teatro operacional e do laboratório da TR-5000, turbina aeronáutica de pequena potência com duas configurações: uma versão turbojato para veículos aéreos não tripulados (VANTs), e uma versão industrial, com capacidade de geração de energia elétrica.
Para o Secretário de Educação Superior do MEC, Senhor Wagner Vilas Boas de Souza foi de extrema importância conhecer o trabalho do DCTA e principalmente do ITA, considerando a meta do MEC em cumprir o Plano Nacional de Ensino (PNE). “ Vir aqui no ITA e ver onde os recursos do MEC foram empregados, na expansão do ITA e também nos alojamentos, é motivo de satisfação, pois podemos ver que tais investimentos foram bem aplicados e contribuirão para expandir o número de matrículas do ITA e nos ajudar a cumprir a meta do PNE, que é aumentar o número de matrículas da graduação no país”, ressaltou.
Além disso, acrescentou a excelente qualidade dos projetos apresentados e o quanto se faz importante a pesquisa aplicada no modelo do tríplice hélice: universidade, governo e indústria. “Verificar esse alinhamento entre graduação, pós graduação e o desenvolvimento de pesquisa aplicada para a indústria nacional, evidencia que o ITA e os demais institutos do DCTA estão no caminho certo, buscando a internacionalização com parceiros internacionais, a indústria e a academia para o desenvolvimento do país. Para nós do Ministério da Educação é sem dúvida um case de sucesso conhecer o ITA, pois nos leva a ter ideias, a nos motivar, a buscar um modelo semelhante para as outras 69 Universidades Federais que estão vinculadas ao Ministério da Educação”, concluiu.
Fonte: DCTA, por Tenente Larissa
Fotos: DCTA, por Sargento Petherson