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Entre os dias 14 e 25 junho, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por meio da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e do seu Subdepartamento Técnico (SDT), da Divisão de projetos (DPJ), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizou a Campanha de Certificação do Míssil AM39B2M2 Exocet, empregado a partir do helicóptero H225M versão Naval.

Foi a primeira vez no mundo que o armamento foi utilizado no helicóptero H225M, aumentando de forma ímpar a capacidade operacional da Marinha do Brasil (MB). A Campanha consistiu em dois lançamentos do míssil AM39B2M2 em uma área de ensaio selecionada pela Marinha, afastada mais de 130NM do litoral. A operação contou com a participação de diversas outras Companhias e Organizações Militares, como a Airbus Helicopters/Helibras, a empresa MBDA e a Marinha do Brasil.

De acordo com o Coronel Aviador José Ricardo Scarpari, Coordenador Geral da Operação (CGO), “mais do que uma etapa contratual, a certificação de integração do míssil AM39 Exocet ao H225M versão Naval, viabilizará o aumento da capacidade de emprego da Marinha do Brasil, que reobterá a capacitação de lançamento dessa categoria de armamento inteligente, a partir de uma plataforma de Asas Rotativas. É a FAB contribuindo para o poder dissuasório das Forças Armadas”, afirma.

Essa Campanha exigiu meses de planejamento e preparação, sendo realizadas diversas ações de treinamento e de simulações para tornar possível o ensaio com o nível de segurança apropriado. Dentre as atividades preparatórias, destacam-se o treinamento no laboratório de testes de sistemas da Helibras (CSIB – Complete System Integration Bench), o treinamento na Unidade de Treinamento de Escape para Aeronaves Submersas (UTEPAS) e a qualificação de pouso a bordo em navio da Marinha do Brasil.

Preparação para a Campanha

O treinamento no CSIB foi realizado na cidade de Itajubá-MG, local onde fica a sede da empresa Helibras, no mês de abril. Na oportunidade, Pilotos e Engenheiros de Prova puderam se familiarizar com o sistema embarcado na versão Naval do helicóptero H225M (que se encontra o fabricante Airbus Helicopters), bem como analisar e ajustar os detalhes operacionais e de segurança relativos aos voos da Campanha de Certificação.

O treinamento UTEPAS, ocorrido no mês de maio, foi realizado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), na cidade de São Pedro da Aldeia. Desenvolvido pela Marinha do Brasil, o treinamento teve a finalidade de melhorar a possibilidade de sobrevivência das tripulações de ensaio em caso de queda da aeronave no mar. Foram feitas simulações de queda do helicóptero na água e o treinamento de escape pelos tripulantes.

A qualificação de pouso a bordo em navio da Marinha do Brasil foi realizada em duas etapas nos meses de março e junho. Na primeira, Pilotos e Engenheiros de Prova puderam acompanhar os procedimentos para pouso a bordo no NAM (Navio-Aeródromo Multipropósito) Atlântico. Na segunda etapa, ocorreu a qualificação para pouso a bordo do NDM (Navio Doca Multipropósito) Bahia, navio utilizado em apoio à Campanha de Certificação, com instruções teóricas e práticas. As instruções teóricas ocorreram no aeródromo da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e as instruções práticas ocorreram no NDM Bahia navegando em alto mar. A qualificação ocorreu com o navio em segmento (em movimento no mar) e seguiu o mesmo programa de formação realizado pelos pilotos da Marinha do Brasil.

De acordo com o Major Aviador Javé Ferreira da Costa, Piloto de Prova Principal da Campanha (PP1), “o planejamento e as ações realizadas em período anterior da Campanha permitiram que os objetivos dos Ensaios fossem alcançados com segurança”.

Após a realização da Campanha, as próximas etapas serão finalizar discussões contratuais e ensaios entre o DCTA/IPEV e a Helibras/Airbus Helicopters, de maneira que possa viabilizar o recebimento da primeira unidade da versão Naval ainda no ano de 2021.

 

Fonte e fotos: IPEV/DCTA

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