Na última quarta-feira, dia 11 de agosto, o Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos realizou a palestra intitulada: “Poder Aeroespacial Brasileño FAB una Vision” para a Escola Superior de Guerra Aérea da Força Aérea do Peru (FAP).
A apresentação foi dirigida ao Programa de Alto Comando no assunto “Domínio Aéreo, Espacial e Cibernético”, que faz parte do Plano Anual de Educação da Escola. Durante a palestra, foi evidenciado a responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB), no âmbito da Estratégia Nacional de Defesa, em cumprir sua missão no desenvolvimento do poder Aeroespacial.
O objetivo foi apresentar aos alunos as atividades da FAB no Campo do Poder Aeroespacial Brasileiro. Diante disso, o Brigadeiro Ricardo explanou sobre a importância do país ter uma Estratégia de Defesa dissuasiva, desenvolver meios aéreos multi-missão de alta tecnologia, obter maior autonomia no setor espacial com os Centros de Lançamento (Veículos orbitais, Satélites nacionais e Centros de controle), bem como o desenvolver projetos estratégicos, como o Veículo Lançador Microssatélite (VLM).
Abordou ainda, sobre o papel do DCTA na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, evidenciado o trabalho realizado pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), que está desenvolvendo o VLM, foguete que colocará o país no seleto grupo de Lançadores de cargas em órbita.
Fonte: DCTA, por Tenente Larissa
Fotos: DCTA