O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) iniciou os preparativos da Operação Cruzeiro com o envio de materiais do primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X, desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Os equipamentos foram enviados de duas formas: via terrestre e aérea. No dia 17 de novembro (quarta-feira), foi enviado o primeiro carregamento, via terrestre, saindo do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA) contendo os cilindros de gases que serão utilizados na carga útil do 14-X. A segunda etapa via terrestre deslocou-se do Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ), dia 23 de novembro (terça-feira) levando o apoio para a campanha como carrinho elétrico e outras peças.
O transporte aéreo na aeronave C-130 aconteceu no último domingo (28) com o carregamento dos motores foguetes, os componentes pirotécnicos, módulos, empenas, bancos de controle e a carga útil do 14-X. Na última noite do dia 29 de novembro, deslocaram-se, na aeronave KC-390, as equipes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e IEAv, as doações arrecadas para as Agrovilas da cidade de Alcântara, no Concerto Sinfônico da Banda de Música do DCTA, além dos testes de COVID-19, numa parceria e apoio da Associação Desportista Classista da EMBRAER (ADC EMBRAER).
Hoje (30), o Veículo Acelerador Hipersônico (VAH), baseado no foguete de sondagem VSB-30, que será utilizado no lançamento do 14-XS (veja nas próximas matérias o programa completo de lançamento) foi enviado ao CLA na aeronave C-130.
Na próxima reportagem do especial do “14-Bis ao 14-X”, confira toda a história por trás da Operação Cruzeiro que explanará os detalhes do desenvolvimento de tecnologias que, passando pela era espacial brasileira, demonstram o esforço da Força Aérea Brasileira na era da hipersônica.
Fonte: DCTA, por Tenente Isabele
Fotos: DCTA, Sgt Anderson e Sgt Petherson