Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Centro de Lançamento da Barreira do Inferno tem novo Diretor
Início do conteúdo da página

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) realizou, na última segunda-feira (06), a Cerimônia de Passagem de Cargo de Diretor do Coronel Aviador Bruno Cesar Janhsen ao Coronel Aviador Erivando Pereira Souza. A solenidade, realizada em Natal (RN), foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

Estiveram presentes, ainda, na transmissão de cargo o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, o Presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Augusto Teixeira de Moura, Ex-Diretores do CLBI, entre outras autoridades civis e militares.

Durante seu discurso de despedida, o Coronel Jahnsen agradeceu ao apoio prestado pelo efetivo do Centro e ao DCTA pela confiança em tê-lo no cargo. “Minha eterna gratidão ao DCTA por essa indicação e pelo apoio irrestrito, e à Força Aérea Brasileira pelo cargo a mim confiado. Até agora, foi a missão mais prazerosa que recebi”, ressaltou.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Potiguara reconheceu o trabalho realizado pelo Coronel Janhsen nos últimos dois anos e desejou sorte ao Diretor substituto em sua nova jornada à frente da gestão do CLBI. “A Direção-Geral do DCTA reitera a total confiança em sua lealdade e competência profissional, e estará sempre ao seu lado como suporte para o cumprimento de missão que ora lhe é outorgada”, concluiu.

Novo Diretor

O Coronel Erivando é natural da cidade de Macapá, Estado do amapá e ingressou na Academia da Força Aérea (AFA) em 1995, sendo promovido ao atual posto em 31 de agosto de 2020. Fez todos os cursos de carreira, além do curso de Comando e Estado-Maior na Air University, Maxwell Air Force Base, Montgomery-Alabama-USA.

Possui os cursos operacionais: Curso de Tática Aérea, Curso da Aviação de Ataque, Curso Básico de Guerra Eletrônica, Curso de Padronização de Instrutores de Voo, dentre outros. Entre os principais cargos exercidos estão o de Comandante do 1º/7º Grupo de Aviação, Chefe da Seção de Coordenação de Projetos do Comando-Geral do Ar (COMGAR), Coordenador da Implantação do Programa Forças no Esporte (PROFESP) na Base Aérea de Salvador e o mais recente Chefe da Divisão de Inteligência e Chefe da Divisão de Coordenação do Centro Conjunto Operacional de Inteligência (CCOI) do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Possui mais de 3.000 horas de voo em diversas aeronaves.

Sobre o CLBI

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno é uma organização do Comando da Aeronáutica (COMAER) subordinada ao DCTA. Fundado em 1965, o CLBI tem por finalidade executar e prestar apoio às atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como executar os testes, experimentos, pesquisa básica ou aplicada, a fim de contribuir para o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial.

 


Fonte: DCTA, por Tenente Larissa Santos

Fotos: CLBI

Fim do conteúdo da página