Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CLA tem novo Diretor
Início do conteúdo da página

 

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, em 27 de janeiro, Cerimônia Militar de Passagem do Cargo de Diretor, do Coronel Aviador Marcello Corrêa de Souza ao Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal. A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

Estiveram presentes na solenidade o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, o Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, o Chefe do Centro de Operações Espaciais, Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira, o Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço, Brigadeiro do Ar César Augusto O'Donnell Alván, o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Augusto Luiz de Castro Otero, o Assessor Especial para Assuntos Espaciais do DCTA, Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura, o Brigadeiro Engenheiro César Demétrio Santos, o Coordenador do Comitê Aeroespacial do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa, Brigadeiro do Ar José Vagner Vital, o Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Martins Gabriel, o Subchefe de Planejamento, Orçamento e Gestão Institucionais do Comando de Preparo, Brigadeiro do Ar Adriano Beraldo Andrade, o Presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Augusto Teixeira de Moura, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, José de Ribamar Castro, o Comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, Capitão de Mar e Guerra Alexandre Roberto Januário, acompanhado do Suboficial-Mor Francisco das Chagas Silva Júnior, o Comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, Tenente-Coronel Sérgio Henrique Lopes Rendeiro, acompanhado de seu Adjunto de Comando, o Subtenente Carlos Magno Figueira Alves, o Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Alcântara, Suboficial Especialista em Comunicações Paulo César Costa Cerqueira, além de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ex-diretores do CLA, membros de empresas e convidados.

 

 

Inaugurado em 1983, o Centro de Lançamento de Alcântara foi criado no intuito de tornar-se uma alternativa ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), vislumbrando um futuro no qual poderia se tornar a principal janela do Brasil para lançamentos ao espaço. Localizado próximo à Linha do Equador, à beira-mar, e com baixos níveis de concentração urbana, o CLA poderia ser uma das melhores alternativas no mundo para lançamento de foguetes em órbitas equatoriais.

E o futuro chegou. Aliando-se às condições naturais apresentadas, o preparo operacional de uma equipe dedicada e em constante aprimoramento garante lançamentos seguros e com economia, se compararmos a outros centros de lançamento do mundo. Isso se deve ao fato de que um lançamento ocorrido tão próximo à Linha do Equador não demanda muitas correções de rota para que um artefato especial se posicione em órbita equatorial. E não é de hoje que isso atrai a atenção da comunidade espacial.

 

 

Ao longo de seu discurso de despedida, o Coronel Corrêa destacou os principais acontecimentos relacionados ao CLA nos últimos anos, como a assinatura do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), aprovado pelo Congresso Nacional. "O CLA foi definido como o cerne do projeto do futuro Centro Espacial de Alcântara (CEA), para o qual precisávamos nos adaptar com brevidade. Muito foi feito, e, a despeito da pandemia do COVID-19, hoje estamos com toda a nossa capacidade operacional disponível, sem restrições". A operacionalidade do Centro pôde ser verificada, recentemente, na chamada Operação Cruzeiro, que testou o primeiro dos quatro protótipos do Projeto Estratégico Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), em 14 de dezembro de 2021. Na ocasião, o denominado 14-XS foi lançado com sucesso a bordo de um Veículo Acelerador Hipersônico (VAH), desenvolvido a partir do já consagrado foguete suborbital VSB-30.

 

 

O Coronel Corrêa ressaltou, ainda, a entrega de títulos de propriedade a moradores das agrovilas de Alcântara, fato ocorrido em fevereiro de 2021, com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Sobre o assunto, o Senhor Ribamar, membro da agrovila Só Assim, destacou a importância do trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira ao longo dos últimos anos. "Agradeço muito, pois o Centro tem sido muito participativo nas comunidades. Lá resido há 35 anos, e espero que essa relação seja cada vez melhor. Fico muito feliz pelo compromisso do CLA conosco". Além da entrega dos títulos de propriedade pelo Governo Federal, essa parceria do poder público evidenciou-se, ainda, por diversas ações cívico-sociais realizadas pelo CLA ao longo dos últimos anos, tais como entrega de cestas básicas, campanhas de Dia das Crianças e de Natal e atividades médico-sanitárias.

 

 

Sobre a futura gestão, o Coronel Benitez ressaltou que o Centro "estará se preparando, cada vez mais, para atender às demandas futuras, sejam elas militares ou civis, do Programa Espacial Brasileiro ou das empresas privadas selecionadas recentemente para operarem de Alcântara. Assim, buscaremos garantir a máxima segurança aos lançamentos, o rastreio adequado dos engenhos aeroespaciais lançados e a obtenção dos dados de voo, capacitando nosso pessoal a exercer todas as atribuições previstas com o máximo de sua capacidade técnica”.

 

 

Em seu discurso, o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Potiguara, ressaltou que o domínio do espaço “é um objetivo estratégico primordial para qualquer nação que almeje independência tecnológica e verdadeira soberania. O Brasil não pode deixar de ocupar papel de destaque no cenário que se lhe apresenta, sob o risco de ser consumidor desse mercado bilionário, quando seu potencial aponta para uma nação líder no domínio tecnológico e na exploração de lançamentos espaciais".



Fonte: DCTA, por Sgt Anderson
Fotos: CLA

Fim do conteúdo da página