O prêmio do Governo do Estado de São Paulo destaca a contribuição de cientistas mulheres
O prêmio Ester Sabino de Mulheres Cientistas, foi instituído pelo Decreto Nº 65.965 de 24 de agosto de 2021 do governo do Estado de São Paulo e consiste em láurea com o objetivo de valorizar pesquisadoras que contribuem para o desenvolvimento científico no Estado.
A premiação aconteceu no dia 11 de fevereiro, data em que se comemora o “Dia Internacional das Mulheres na Ciência”, quando foram premiadas mulheres cientistas. A premiação contemplou duas categorias: pesquisadora sênior, direcionada para cientistas com idade acima de 35 (trinta e cinco) anos, com carreira nacional e internacional consolidada e com contribuições relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, vencida pela Doutora Maria Helena de Moura Neves, decana da área de Linguística da Unesp e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Jovem Pesquisadora, direcionada para cientistas com idade até 35 (trinta e cinco) anos, com destacado potencial científico, na qual a Capitão Mayara Condé Rocha Murça foi agraciada.
Mayara Condé Rocha Murça, Capitão Engenheira da Força Aérea Brasileira (FAB), possui graduação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (turma 2011) em Engenharia Civil-Aeronáutica, primeira mulher na história do Instituto a receber a láurea Summa Cum Laude, outorgada aos engenheiros que se formam com média geral igual ou superior a nove e meio, possui mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA (2013) e doutorado em Aeronáutica e Astronáutica pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT (2018). Atualmente é Chefe da Divisão de Engenharia Civil do ITA e coordenadora do Laboratório de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (www.labgeta.ita.br).
“É uma grande honra ter sido selecionada como uma das finalistas e recebido o Prêmio Ester Sabino de Mulheres Cientistas do Estado de São Paulo. É uma premiação muito relevante, por valorizar a pesquisa desenvolvida no país e por dar reconhecimento e visibilidade ao trabalho de excelência liderado por mulheres, contribuindo para fomentar a participação feminina nas áreas de ciência e tecnologia. Tenho muito orgulho de poder representar o ITA e a Força Aérea Brasileira. Quero agradecer o expressivo apoio que recebi durante a fase de votação para o Prêmio e que, certamente, tornou a conquista ainda mais significativa e especial”, declarou a Capitão.
Fonte: ITA
Edição: DCS-ITA
Fotos: divulgação ITA