O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, na última sexta-feira (25/02), em São José dos Campos (SP), a cerimônia militar de passagem de Vice-Direção. Na ocasião o Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos despediu-se do serviço ativo da Força Aérea Brasileira (FAB) e transmitiu o cargo ao Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, que também assume o cargo de Comandante da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).
O ato foi presidido pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara e contou com a presença do Ex Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, além de Oficiais-Gerais do DCTA, Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da GUARNAE-SJ.
Ao despedir-se do cargo, o Vice-Diretor do DCTA, substituído, recebeu uma placa como gesto de reconhecimento e respeito pelos anos de serviço ativo, além da insígnia de Major-Brigadeiro. "São 40 anos totalmente dedicados à FAB diuturnamente. Dessa forma meu corpo e minha alma são somente gratidão. A FAB é uma das melhores instituições que existe porque está solidificada em valores pétreos como disciplina, hierarquia, honra, dever e patriotismo. Agradeço a Deus a oportunidade que me deu de contribuir, com significado, para o meu País", ressaltou o Brigadeiro Ricardo.
O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Potiguara, agradeceu a colaboração do Major-Brigadeiro Ricardo pela dedicação frente aos cargos que lhe foram confiados. "Aproveito esta oportunidade para registrar o meu especial agradecimento e o reconhecimento por parte de todo o DCTA pelo brilhante cumprimento dessa dupla missão, desejando-lhe, agora na nova etapa de sua vida, como veterano da Força Aérea, o mesmo sucesso que alcançou ao longo de sua vida castrense".
Ao Brigadeiro Bellintani, em sua nova missão, evidenciou o reconhecimento de sua capacidade profissional e destacou o desafio, bem como a oportunidade de atuar junto à área de Ciência e Tecnologia. "Reitero nossa plena confiança em suas qualificações e tenho certeza de que todo o Departamento lhe prestará o apoio de que necessitará para o seu pleno sucesso", conclui o Diretor-Geral.
O Novo Vice-Diretor
O Brigadeiro Bellintani é natural de São Paulo e iniciou a carreira militar em 1984, tendo sido promovido ao atual posto em 2019. Possui todos os cursos acadêmicos de carreira, além de outros, em destaque: MBA em Administração pela Universidade Federal Fluminense e MBA em Gestão de Processos pela Fundação Getúlio Vargas. Realizou diversos cursos operacionais, como: Curso de Tática Aérea, Curso de Padronização de Instrutores de Voo, Curso de Planejamento do Emprego de Armamento Aéreo.
Dentre os principais cargos exercidos em sua carreira estão o de Comandante do Esquadrão Escorpião (1º/3º GAv); Comandante da Base Aérea de Boa Vista (BABV); Adido Aeronáutico na Inglaterra e na Noruega; Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Comandante da Ala 3 e Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional. O Oficial-General foi Líder de Grupo da Aviação de Caça e tem mais de 4 mil horas de voo em aeronaves de caça e transporte, além de possuir 20 condecorações.
Fonte: DCTA, por Tenente Larissa
Imagens: DCTA