Em comemoração ao Dia do Especialista da Aeronáutica, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou nessa sexta-feira (25/03) a cerimônia militar alusiva a data. Na solenidade, militares e civis foram agraciados com a Medalha Mérito Bartolomeu de Gusmão, uma distinção concedida pelos serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB).
A Suboficial Márcia Aparecida Teixeira do Nascimento Maia, uma das agraciadas, comentou a satisfação em ter recebido a condecoração. “Acredito que estou colhendo os frutos de toda minha dedicação. São 25 anos de serviço, dos quais sou muito grata a Força Aérea por tudo o que me proporcionou”, afirmou.
O evento presidido pelo Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros contou, também, com a presença de Oficiais-Generais, do Reitor e Vice-Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), convidados, Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).
Representando os Especialistas da Aeronáutica da GUARNAE-SJ, estiveram presentes na tribuna de honra o Coronel Especialista Alexandre Camacho Coelho e o Suboficial Especialista Niufran Palandi de Oliveira, Oficial e Graduado Especialistas mais antigos do Campus do DCTA.
Para o Coronel Alexandre, que desde 2007 atua na área de Guerra Eletrônica no ITA, trata-se de um importante reconhecimento a todos os Especialistas. “É uma satisfação estar nessa solenidade, sendo homenageado como representante desse dia. Me sinto realizado em poder colocar em evidência nosso quadro de Especialistas e sua utilidade para a área de ciência e tecnologia”, ressaltou.
Sobre a data comemorativa
O Dia do Especialista de Aeronáutica foi instituído em 25 de março de 1991, por ser a data de criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, Instituição de Ensino responsável pela formação de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de compor o quadro de pessoal para atender as necessidades da FAB.
Já a Medalha Bartolomeu de Gusmão teve seu reconhecimento devido a invenção do primeiro balão aerostático pelo notório Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, consagrando-se como o primeiro homem, no ano de 1709, a conseguir elevar um objeto do solo por meio do ar quente.
Clique aqui e confira as fotos do evento.
Fonte: DCTA, por Tenente Larissa
Fotos: DCTA