O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) realizou no dia 07 de abril, a Aula Inaugural do XXXII Curso de Ensaios em Voo, modalidade Asas Rotativas. O evento presidido pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, contou com a ilustre presença do Major-Brigadeiro do Ar Hugo de Oliveira Piva, turma 58 do ITA e o primeiro Summa Cum Laude, que proferiu as palavras de abertura aos novos alunos.
A palestra da aula inaugural foi ministrada pelo Comandante David Branco Filho, oficial da Força Aérea por 23 anos, piloto de ensaios em voo da Embraer e atualmente consultor em Segurança em Voo da Empresa Branco Aviação. O palestrante é reconhecido por sua vasta experiência dentro da atividade de Segurança em Voo e apresentou uma realidade onde a plateia pôde reconhecer a importância e valorização dessa atividade.
Em suas palavras, o Diretor do IPEV, Coronel Aviador José Ricardo Silva Scarpari agradeceu ao Major-Brigadeiro Piva pela sua trajetória e exemplo para os presentes, e ao Comandante David Branco por ter abrilhantado o evento com sua palestra.
Finalizando o evento, em suas palavras, o Diretor-Geral do DCTA ressaltou a experiência dos palestrantes e a importância histórica do Brigadeiro Piva como um dos pilotos de prova a voar o Helicóptero Beija-Flor, primeiro helicóptero projetado, desenvolvido e testado no Brasil.
O Curso de Ensaios em Voo tem a finalidade de preparar tripulações compostas por pilotos e engenheiros para executar as atividades relacionadas com voos de desenvolvimento de aeronaves ou sistemas, como também, formar técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para coletas de dados, a fim de contribuir para o aumento da capacidade operacional da FAB, sendo que o referido curso recebeu 07 (sete) novos alunos, sendo 05 (cinco) da Força Aérea Brasileira e 02 (dois) da Marinha do Brasil.
Fonte: por IPEV/DCTA
Fotos: por Sargento Anderson