Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA e o Dia da Aviação de Caça
Início do conteúdo da página

Conheça a relação das atividades do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo e a mais nova aeronave de caça da FAB

 

Você sabe o que têm em comum o primeiro voo do 14-BIS e o primeiro voo dos caças Gripen F39E no Brasil?

Apesar de todos conhecerem a história do primeiro voo de uma aeronave, o famoso 14-BIS de Santos-Dumont, que tornou o dia 23 de outubro de 1906 comemorado nacionalmente e dia da Força Aérea Brasileira (FAB), poucos sabem do preparo realizado “por trás das câmeras” até que o projeto se encontrasse pronto para a operação plenamente segura.

 

 

 Os esforços para que o dia 23 de outubro acontecesse, começaram bem antes desta data e não foram poucas as dificuldades que se impuseram descoberta a descoberta. Apesar disso, Santos-Dumont continuou com seus projetos desde 1898 a 1906 (8 anos!!): do dirigível n° 1 ao 14 e resolveu paulatinamente os problemas que se apresentaram: testou motores, tamanhos e formatos de balões, resolveu problemas de dirigibilidade, testou relações peso-potência, posicionamento do motor (de forma que as faíscas não atingissem seus balões a gás hidrogênio), aerodinâmica.

Apresentou-se no Campo de Bagatelle para o teste de estabilidade de uma forma inimaginável pelos outros construtores da época: Santos-Dumont suspendeu seu aeroplano no seu último balão, o nº 14. Por esta razão, o conjunto híbrido foi batizado de 14-bis, que foi testado pela primeira vez em 19 de julho de 1906, tornando-se este o primeiro ensaio em voo brasileiro da história e precursor do sucesso do dia 23 de outubro: "fiz várias experiências em Bagatelle, habituando-me, dia a dia, com o governo do aeroplano, e só quando me senti senhor das manobras é que me desfiz do balão.”

 

Da mesma forma, o projeto FX-2 foi conduzido. O Gripen foi escolhido para este projeto em 18 de dezembro de 2013 (há 8 anos!) e a campanha de desenvolvimento (que ainda está ocorrendo) teve seu grande coroamento no último dia 6 de abril, quando ocorreu a decolagem histórica dos dois primeiros F-39 Gripen de produção da Força Aérea Brasileira, comandados por dois pilotos de ensaios em voo, ambos do efetivo do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), organização militar subordinada ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos-SP.

Desde a assinatura do contrato, nossos pilotos participaram de uma série de aulas teóricas, treinamento em simulador de voo, em centrífuga, simulação de ejeção e sobrevivência no mar, entre outros. Após a formação na aeronave, os voos de testes no Brasil se iniciaram em 2021 e estão previstos em torno de 900 voos deste tipo nos modelos Gripen E e F.

Já foram realizados ensaios do tipo waterspray - quando a aeronave passa por uma pista alagada e água é pulverizada nos motores - ensaios de sistemas, voos de maturidade (nos quais são verificados a plena operação e os sistemas da aeronave) e ainda estão previstos vários outros voos como o de avaliação operacional (com verificação de requisitos previstos em contrato) e mais ensaios de sistemas, quando irão testar o RWR e o Radar da aeronave. Os dados coletados dos voos de ensaio compõem uma base de informações conjunta utilizada pelo Brasil e pela Suécia, para o aprimoramento contínuo do projeto.

 

 

 

 

“Nunca me dediquei seriamente ao estudo de dados

abstratos, as minhas invenções foram realizadas

por meio de uma série de testes". Santos-Dumont

 

Com o legado do grande feito de Santos-Dumont cravado nos Distintivos de Organização Militar do IPEV (o 14-bis versão de ensaios), a história se repete a cada campanha de ensaios em voo realizada. Seja em aviões ou helicópteros, nossos homens e mulheres, com criatividade e coragem, chegam antes para prever, testar e comparar, garantindo a operação segura e o pleno sucesso das aeronaves da Força Aérea Brasileira.

Dotado de muita paciência e perseverança, o caminho dos ensaios em voo do Brasil, iniciado em 1898, deu seu grande primeiro passo e teve seu grande primeiro sucesso em 19 de julho de 1906, feito que inspirou o nascimento do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo.

 

Fonte: IPEV/DCTA

Fotos: Agência Força Aérea

Fim do conteúdo da página