Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA participa de ações estratégicas no CLBI
Início do conteúdo da página

Na quarta-feira, 22 de junho, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, comitiva de Oficiais-Generais do DCTA e o Comandante do Terceiro Distrito Naval, Vice-Almirante André Morais Ferreira, foram recebidos pelo Diretor do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Coronel Erivando Pereira Souza, para acompanharem, da Estação de Telemedidas do CLBI, o rastreamento do veículo ARIANE VA-257, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), localizado em Kourou, Guiana Francesa.

“Os dados de telemetria do Veículo foram enviados em tempo real para o Centro de Controle da Missão, em Kourou, e garantiram o monitoramento e a segurança no deslocamento do veículo Ariane para a Órbita Geoestacionária, conforme os protocolos estabelecidos pela Agência Espacial Europeia”, ressaltou o Coronel Erivando.

O veículo Ariane VA-257 foi lançado às 18h50, horário de Brasília, transportando como carga útil embarcada dois satélites de comunicações geoestacionários: o MEASAT-3D e o GSAT-24. O primeiro pertence à Malásia e será usado nos serviços de comunicações, tais como conectividade, internet e provimento de serviços de banda larga, sobretudo para áreas rurais. O segundo pertence à Índia, e tem por objetivo prover serviço de distribuição de sinais de televisão e telecomunicações por assinatura via satélite (DTH).

Para o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros “Foi uma oportunidade única estar próximo da nossa equipe do CLBI no momento do cumprimento dessa missão, com total sucesso, e poder acompanhar in loco o profissionalismo do nosso pessoal civil e militar. Esse evento vem a comprovar a busca do DCTA pela soberania na forma de ciência, tecnologia, inovação. Continuaremos firmes, olhando para o Espaço.”, concluiu.

Entre os dias 22 e 23 de junho, também aconteceu a Visita Técnica do DCTA ao CLBI, liderada pelo Diretor-Geral do DCTA e composta por Oficiais-Generais do DCTA, complementada por oficiais e servidores civis, com atuação nas áreas de Segurança do Trabalho, Controle Orçamentário, Controle Interno, Infraestrutura e Patrimônio, Gestão da Inovação, Governança, Recursos Humanos, Inteligência, Tecnologia da Informação e Segurança.

A finalidade da Visita Técnica é avaliar o desempenho técnico, operacional e administrativo, possibilitando a verificação, in loco, da Governança e da Gestão Institucional no que se refere aos ajustes necessários no andamento das ações em curso, com vistas ao cumprimento das Diretrizes do Plano Setorial/Atividades Setoriais, bem como a sua contribuição para o cumprimento da Missão do DCTA
No roteiro planejado, a comitiva, acompanhada pelo Diretor do CLBI, visitou as instalações operacionais do Centro e participou de um encontro com a cúpula da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte, autoridades civis e Comandantes de Organizações militares, com a proposta de estreitar e consolidar as parcerias institucionais realizadas pelo CLBI para efetivas colaborações bilaterais.

Parceria entre DCTA e UFRN

Durante a passagem por Natal, o DCTA firmou uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, com o objetivo de estreitar o vínculo entre os setores aeroespacial e acadêmico, visando o fortalecimento de ações estratégicas relacionadas ao ensino, pesquisas e eventos científicos).
O acordo foi formalmente assinado pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e o Reitor da Universidade, Henio Ferreira de Miranda.
"A interação entre a Força Aérea Brasileira e universidades renomadas do nosso país, como é o caso da UFRN, é fundamental e estratégica no que tange ao desenvolvimento científico, pois proporciona um ambiente propício para a pesquisa e a inovação, fomentando a capacitação dos recursos humanos e a solidificação da tecnologia", explicou o Diretor do DCTA, Brigadeiro Medeiros.    

Fonte: CLBI/ DCTA
Fotos: CLBI

Fim do conteúdo da página