O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, no dia 24 de junho, a cerimônia de formatura dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do ano de 2022. Com 61 anos de criação, o Programa de Pós-Graduação do ITA, até a presente data, formou 3.354 mestres, sendo 377 militares; 885 doutores, entre eles 54 militares; e 1.346 mestres profissionais, dos quais 49 são militares. Neste ano, formaram-se 46 doutores, 137 mestres e 46 mestres profissionais, totalizando 229 novos profissionais entregues ao mercado de trabalho com alto nível de qualificação.
Na solenidade, os concludentes se formaram nos seguintes Programas: Engenharia em Aeronáutica e Mecânica, Engenharia Eletrônica e Computação, Física, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Ciências e Tecnologias Aeroespaciais (em associação com o Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE- e o Instituto de Estudos Avançados –IEAv-) e Pesquisa Operacional (em associação entre Unifesp e ITA aprovado em 2015 pela CAPES), além dos oferecidos na modalidade mestrado profissional.
Além do Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, compareceram à cerimônia o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Comandantes, Chefes e Diretores e demais autoridades da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), o Vice-Reitor, Pró-Reitores, Chefes de Divisão, membros do corpo docente do Instituto e convidados.
Doutor Ivair Gontijo, Engenheiro de Sistemas da NASA, o paraninfo escolhido pela turma, discursou para os presentes, utilizando sua experiência de sucesso como forma de inspirar os formandos. “Sonhem, ousem e façam o melhor que puderem, sempre com muita ética profissional! Vocês são privilegiados por estudarem em uma instituição como o ITA, portanto, ajudem aqueles que não têm as mesmas oportunidades. Aqui, nessa escola, há a geração de conhecimento, o que é de extrema importância para o Brasil. Pessoas como vocês resolverão os grandes problemas desse país”, declarou o paraninfo.
Um dos destaques da cerimônia foi a homenagem póstuma realizada ao Professor da Divisão de Engenharia Aeronáutica (IEA), José Antonio Hernandes, falecido em 2022, que lecionou durante 44 anos no ITA. O filho do professor, o senhor Daniel Alves Hernandes, recebeu a homenagem das mãos do mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Rodolfo Ferreira Viana de Melo.
Conforme declaração do Reitor do Instituto, “a Pós-Graduação do ITA é emblemática pelo retorno que possibilita à indústria e à Força Aérea Brasileira (FAB), devido à qualidade dos profissionais que forma anualmente. Corroboro as palavras ditas pelo doutor Ivair Gontijo: sigam sempre trabalhando eticamente pelo bem do nosso país”.
Ao término da cerimônia, o Diretor-Geral do DCTA parabenizou os formandos, destacando o papel da família no processo de conquista, e finalizando expondo que “não podemos nos esquecer do responsável para que tudo isso acontecesse: o Marechal Casimiro Montenegro Filho, brasileiro visionário, sonhador e determinado, que acreditou nos seus sonhos. Por conta desse sonhador, temos o ITA, o DCTA e a Embraer. Portanto, inspirados no Marechal, precisamos ousar, sonhar e nos dedicar à profissão que escolhemos. Aos mestres e doutores recém-formados, esforcem-se, sonhem e trabalhem em conjunto. Somem e multipliquem seus talentos para, dessa forma, termos um país melhor”.
Fonte e Fotos: ITA/DCTA