O DCTA participou nos dias 11, 12 e 13 de julho da 20ª Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa organizada pelo Ministério da Defesa. O evento foi realizado no Centro Tecnológico do Exército (CTEx) no Rio de Janeiro com a finalidade, entre outras, de ampliar as capacidades das Forças Armadas e fortalecer a Base Industrial de Defesa, por meio da apresentação e discussão de projetos.
O evento contou com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia. Sr Paulo Alvim, do Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD) e Presidente da REPID, Sr Marcos Degaut, além dos Diretores dos Órgãos de Direção Setoriais de CT&I da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.
Na ocasião, a FAB, por meio do DCTA, apresentou alguns dos projetos do COMAER considerados integradores ou interoperáveis, no âmbito da REPID, além de buscar maior interação e sinergia com as ICTMD (Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa) da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.
No entendimento do Diretor-Geral do DCTA, Ten Brig Maurício Augusto Silveira de MEDEIROS “A REPID, mais do que uma oportunidade de discutir projetos, é um meio de conhecer as particularidades e formas de se obter, junto aos órgãos de fomento de pesquisa e desenvolvimento, como FNDCT/FINEP e EMBRAPII, fontes de financiamento de recursos indispensáveis para nossos projetos de CT&I, além da chance de trocar lições aprendidas frente aos desafios de desenvolver produtos e aplicações de defesa, permeados de tecnologias críticas e, geralmente, não disponíveis no Parque Industrial Brasileiro.”
A REPID
A REPID ocorre anualmente, sob coordenação do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI) da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa (MD). Conta com a participação de autoridades do MD, bem como das Forças Singulares e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A realização da REPID é feita em rodízio pelas três Forças Singulares. A próxima edição será sediada pela Força Aérea Brasileira, em julho de 2023, nas instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos (SP).
Fonte e Imagens: DCTA, por Cel La Sagra