O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos – SP recebeu, na última sexta-feira, dia 22 de julho, cerca de 100 alunos e professores de 12 estados brasileiros que participaram da 1ª edição da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT).
A OBT é uma olimpíada que visa apresentar a área de TI (tecnologia da informação) a estudantes e professores de escolas em todo o território nacional, mostrando-a como poderosa ferramenta, tanto na geração de soluções efetivas para a sociedade quanto de inclusão e desenvolvimento socioeconômico. Ao longo da Olimpíada, os participantes serão desafiados a resolver problemas de matemática aplicada e lógica computacional, estudar e apresentar problemas presentes em suas comunidades locais, regionais ou nacionais associados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e prototipar soluções.
Os participantes da OBT melhor classificados disputaram o Desafio App, maratona de programação, com o objetivo de transformar em aplicativos funcionais as soluções prototipadas pelos times. Os 10 melhores pontuados na 2ª Fase participaram da Escola Avançada de Tecnologia (EAT), em São José dos Campos.
A semana da EAT ocorreu entre os dias 18 e 22 de julho. O encontro teve uma série de atividades tecnológicas, como palestras, oficinas e workshops com grandes especialistas da região. O evento foi promovido pelo Instituto Alpha Lumen de apoio ao talento (IAL) em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT Brasil).
As atividades tiveram início no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), com visitação ao museu. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar a história da aviação brasileira. Após o tour ao MAB eles seguiram para o ITA, onde aconteceu o encerramento da EAT.
Para a Diretora-Fundadora do Alpha Lumen, a Senhora Nuricel Villalonga, “era muito importante que a final fosse no DCTA, primeiro pela referência nacional, e também pelo fato dos alunos serem apaixonados por tecnologia. Estar no DCTA é para eles o suprassumo, o maior núcleo tecnológico do país e o ITA, uma faculdade fantástica e reconhecida nacional e internacionalmente. Era muito valioso que o grand finale fosse aqui, abraçados pelo DCTA e pelo ITA”.
Os times vencedores, um grupo de escola pública e um de escola privada, foram premiados com um curso no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston (EUA). Ana Júlia Santos Lopes, da Escola Estadual de Jacobina - BA, foi uma das ganhadoras. “Para mim foi um momento significativo, inspirador e gratificante. Participar desta olimpíada foi transformador para a minha história”, finaliza.
Fonte: DCTA, por Asp Priscila Scarparo
Fonte: DCTA, por Ten Daniela e Sgt Peterson