Tenente-Coronel Aviador Moreira participa de Congresso de Engenharia Mecânica e Aeroespacial na Europa com trabalho inovador
O Tenente-Coronel Aviador Guilherme Moreira, aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em aplicações operacionais (PPGAO) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), apresentou o artigo científico intitulado "STPA Analysis over the earlier phases of Brazilian aerospace products life cycle using OPM" na 13th International Conference on Mechanical and Aerospace Engineering (ICMAE), ocorrida em Bratislava, Eslováquia, entre os dias 20 e 22 de julho de 2022.
A ICMAE é um evento global focado em Engenharia Mecânica e Aeroespacial. Nos últimos dez anos a conferência foi realizada em várias localidades, incluindo Bangkok (2011), Paris (2012), Moscou (2013), Madri (2014), Roma (2015), Londres (2016), Praga (2017), Budapeste (2018), Bruxelas (2019), e, devido à pandemia de COVID-19, no formato online em 2020 e 2021. Nestes anos, a conferência foi organizada pela Technical University of Kosice (Eslováquia).
O trabalho apresentado foi desenvolvido pelo Tenente Coronel Moreira em conjunto com o Capitão Aviador Daniel Rondon e os Professores do ITA Christopher Cerqueira e Willer Gomes, do Centro Espacial do ITA (CEI), que modelaram as fases de concepção e definição, previstas na Diretriz do Comando da Aeronáutica DCA 400-6 (Ciclo de Vida de Produtos e Sistemas no Comando da Aeronáutica), numa ferramenta de modelagem de sistemas (MBSE) chamada OPM (Object Process Methodology). Esse processo permitiu a identificação de propriedades emergentes oriundas dos relacionamentos entre as diversas atividades e atores envolvidos. Com base nisso, aplicou-se uma ferramenta de análise de riscos chamada STPA (System Theoretic Process Analysis), baseada na renomada Teoria de Sistemas do Professor Peter Checkland e elaborada pela Professora Nancy Leveson do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A partir dessa aplicação, foi então possível identificar recomendações de melhoria ao atual processo de elaboração de requisitos e contratos de novos sistemas aeroespaciais em desenvolvimento ou aquisição pela FAB.
As fases iniciais do ciclo de vida de um produto ou sistema são de importância crucial para o sucesso das fases de desenvolvimento e operação. Sem requisitos bem estabelecidos e validados pelos setores operacionais, logísticos e industriais, é quase impossível garantir o pleno sucesso de um projeto, seja em termos de performance ou de segurança dos operadores.
O artigo encontra-se publicado nos anais do congresso, disponível para leitura nas bases de dados da IEEE, uma das mais importantes do mundo, e indexado pela SCOPUS.
Além do artigo apresentado, o resultado do trabalho está sendo aproveitado pelo Grupo de Trabalho do CEI, responsável pela atualização da Diretriz DCA 400-6.
Fonte: ITA
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Foto: ITA