No dia 22 de julho de 2022, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), comemorou um dia muito especial para a Aviação, o Aniversário de Alberto Santos-Dumont (20/07), inventor de uma das criações mais importantes da história, o avião.
Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades, entre elas, o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e o Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve, General de Brigada Rodrigo Ferraz Silva, além de representantes de empresas e instituições renomadas da cidade de São José dos Campos.
“É uma grande alegria celebrar essa data tão marcante, pois aqui estamos exprimindo nossa profunda admiração e reconhecimento ao maior inventor brasileiro de todos os tempos, que nos inspira a seguirmos nossos ideais na busca pela soberania”, destacou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.
Durante a formatura, militares e civis foram condecorados com a Medalha “Mérito Santos-Dumont”, instituída na Aeronáutica pelo decreto 39.905 de 1956 em homenagem ao espírito imortal do brasileiro. Trata-se de uma distinção concedida a militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que tenham se destacado no exercício de sua profissão, militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.
“O Comando da Aeronáutica, ao conferir a Medalha “Mérito Santos-Dumont”, que evoca o ilustre Patrono da Aeronáutica, vê, em cada um dos agraciados, um colaborador perfeitamente identificado com os ideais da Aviação Brasileira”, explicou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, na Ordem do Dia alusiva à data.
Para o Suboficial Especialista em Música, Júlio César Lemes Barbosa, é uma honra inexplicável receber essa homenagem, pois ela o motiva a sempre buscar o seu melhor desempenho em prol da Força Aérea Brasileira.
O Major Aviador Rodrigo de Freitas Faulstich, também comemorou a condecoração e completou: “Essa medalha carrega um grande significado e me impulsiona a continuar cumprindo a missão com coragem e comprometimento. Esse, com certeza, será um dia lembrado com muita emoção”.
Ao som do Dobrado do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (Senta a Pua), a tropa desfilou em continência ao Diretor-Geral do DCTA, celebrando o aniversário do primeiro aviador brasileiro, que fomentou a indústria aeronáutica e mudou, para sempre, a história da humanidade.
Evento comemorativo
No sábado, dia 23 de julho, as atividades festivas continuaram no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), com um Festival Gastronômico e música ao vivo.
Diversos convidados da região prestigiaram o evento e aproveitaram para conhecer o acervo do museu que reúne mais de cem peças históricas, maquetes e aeronaves, contando a história da pesquisa brasileira nas áreas de defesa, aeronáutica e espaço. O MAB é aberto ao público para visitação de terça a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; e as sextas-feiras das 8h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, funciona das 9h às 17h.
Fonte: DCTA, por Asp Carolina Redlich
Imagens: Sgt Victor, Sgt Eduardo e Sgt Lucinéia