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Página inicial > Notícias > IFI EMITE CERTIFICADO DE AERONAVEGABILIDADE INICIAL (CAI) PARA A AERONAVE KC-30 (FAB 2901)
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Durante o período de 15 a 24 de julho, membros do Instituto de Fomento e Coordenação Industril (IFI) participaram do processo de recebimento da primeira aeronave do Projeto KC-X3 a entrar em operação na Força Aérea Brasileira (FAB), na cidade de Victorville, Califórnia - EUA.

A aeronave Airbus A330-243, adquirida pela FAB junto à empresa Azul S.A., possui capacidade para 238 passageiros e cumprirá missões extremamente importantes e estratégicas para o Brasil, tais como transporte de passageiros, transporte de cargas e apoio humanitário, entre outras.

Durante o processo de recebimento provisório desta aeronave, o Vice-Diretor do IFI, Coronel Especialista em Aviões Soracli de Oliveira Silva, e o Capitão Engenheiro César Streit  Lucena, realizaram as inspeções físicas e documentais necessárias para a emissão do Certificado de Aeronavegabilidade Inicial (CAI) nº 20220701.

O processo de emissão do documento foi fundamentado na Diretriz do Comando da Aeronáutica DCA 800-2 (Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos no COMAER) e na Instrução do Comando da Aeronáutica ICA 57-21 (Regulamento de Aeronavegabilidade Militar – Procedimentos para Certificação de Produto Aeronáutico), as quais definem as diretrizes que determinam os requisitos necessários para a obtenção do CAI, todos alinhados com normas internacionais utilizadas pelas autoridades de aeronavegabilidade.

A inspeção consistiu, principalmente, na verificação detalhada da configuração da aeronave, atentando para a aplicação de Diretivas de Aeronavegabilidade emitidas pelo Federal Aviation Administration (FAA), pela EASA e pela ANAC, além dos Boletins de Serviço emitidos pelo  fabricante, buscando verificar a conformidade de componentes instalados, como softwares, o layout da aeronave, um rigoroso controle dos motores, dos trens de pouso, do APU, da fuselagem, dos comandos de voo, aviônicos e itens de emergência, com foco na segurança de voo. Após as análises, os representantes do IFI foram capazes de atestar a conformidade da aeronave à luz da configuração certificada para o modelo A330-243 (Projeto KC-30), conforme Certificado de Tipo Militar nº 002T2022, emitido pelo IFI.

As inspeções em Victorville ocorreram com a colaboração de equipes do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL) e do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). Vale destacar, ainda, que o processo de recebimento da aeronave foi gerenciado pelo Comando Geral de Apoio (COMGAP), o qual, por meio do Chefe da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW), do Fiscal de Contrato e do Gerente Técnico do Projeto KC-30, realizou um trabalho diuturno nas coordenações e no suporte às atividades relacionadas ao projeto.

“Fazer parte deste seleto grupo de profissionais que participaram da retomada da capacidade   de transporte em alta escala da FAB traz um orgulho enorme para nós do IFI, pois a certeza da importância desta aeronave para o país, possibilitando que o 2°/2° GT, Esquadrão Corsário, retome sua missão de transporte aéreo-logístico em alto volume, gera a convicção de que o DCTA e o IFI estão no caminho certo para cumprir sua missão. O trabalho sinérgico das equipes do DCTA (IFI e IPEV), do COMGAP e do PAMA-GL, alicerçando e permitindo o êxito desta etapa, traz uma imensa sensação de dever cumprido. Tenho a convicção que a Força Aérea Brasileira deu um passo importantíssimo para cumprir sua missão, permitindo suportar, cada vez mais, a própria FAB, e com a dimensão deste avião, também, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, e mais ainda, a população brasileira nas suas mais diversas necessidades, ampliando a capacidade operacional da FAB como asas que protegem e suportam o país”, ressalta o Coronel Soracli.

“Gostaria de enaltecer o esforço, a dedicação e o comprometimento de nossa equipe, representada presencialmente nesta missão pelo Coronel Soracli e pelo Capitão César, pela participação em uma etapa tão relevante para a ampliação da capacidade técnica, operacional, logística e estratégica do Brasil, ao contribuir diretamente com a entrada em operação da aeronave KC-30 (FAB 2901)” destacou o Diretor do IFI, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito.

 

Fonte: DCTA, por SC Alexandre Toler
Imagens: Sgt Anderson

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