O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) sediou na semana de 01 a 05 de agosto de 2022 a primeira edição da reunião do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL). O Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, além de representantes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e Agência Espacial Brasileira (AEB) discutiram os futuros lançamentos a serem realizados. Foi a primeira vez que uma empresa estrangeira, a sul-coreana INNOSPACE, se integrou ao GIL visando a Operação Astrolábio, prevista para o final do ano de 2022.
O GIL reuniu especialistas da área espacial de diferentes organizações e foram atualizadas a situação de projetos na área de espaço. Próximas operações externas a serem realizadas no CLA como o lançamento de um foguete de sondagem VSB-30 na Operação Santa Branca e a montagem e integração de um VS-50 na Operação Santa Maria, de forma a fazer um acompanhamento sistemático por parte de todos os envolvidos no setor, bem como o projeto CEA e os lançamentos das empresas internacionais, uma vez que a grande maioria dos projetos na área espacial em desenvolvimento no Brasil invariavelmente passam por lançamentos a serem realizados em Alcântara.
A tarde do último dia foi dedicada à Operação Astrolábio, parceria entre o DCTA e a INNOSPACE para o lançamento do foguete HANBIT-TLV com tecnologia de propulsão híbrida. A Operação suborbital testará como carga útil o SISNAV do IAE, módulo de navegação em desenvolvimento para missões orbitais futuras. O Diretor de Negócios da INNOSPACE BR, Élcio de Oliveira, declarou a importância da integração no Grupo de Interfaces de Lançamento 2022: “a cooperação com diversos órgãos especializados da Força Aérea Brasileira na Reunião do GIL e a INNOSPACE tem muito a antecipar planejamentos e facilitar a execução de ações com tamanha complexidade como a Operação Astrolábio”.
Fonte: CLA/DCTA
Fotos: CLA