No dia 24 de agosto de 2022, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio de seu Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, inaugurou um novo estande de tiro, o primeiro totalmente homologado pela Força Área Brasileira (FAB).
No evento de inauguração estiveram presentes, além do Diretor-Geral, o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Chefe do Subdepartamento de Administração, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, Chefe da Coordenadoria de Governança do DCTA, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen, o Vice-Reitor do ITA Professor Doutor Jesuíno Takachi Tomita, entre outras autoridades que formaram a linha de tiro inaugural, executando uma série de disparos experimentais com armamento do Comando da Aeronáutica (COMAER), comprovando a operacionalidade e segurança da instalação.
Segundo o Capitão Selmo, Chefe da Seção do Material Bélico (SMB), o local irá proporcionar condições para o cumprimento do Programa Anual de Tiro da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), visando preparar todo o efetivo para os serviços de segurança e defesa que são inerentes à vida militar, além de possibilitar melhores condições para o treinamento prático da formação destinada aos novos alunos, sob gerência do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPORAER-SJ) e do Grupo de Segurança e Defesa (GSD-SJ).
“Saliento a satisfação da Comissão de Obras em entregar esse produto, pois atuamos neste empreendimento desde o projeto até a fiscalização e o recebimento desta obra muito importante para o aspecto operacional e que vai atender nossa Guarnição por muitos anos. Este projeto é pioneiro, cumpre todos os requisitos de segurança e de desempenho estabelecidos pela Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), necessários para a formação do militar, e servirá de modelo para outras Guarnições de Aeronáutica”, concluiu em seu discurso o Presidente da Comissão de Obras, Coronel Engenheiro Carlos Alberto Rebouças.
Para o Diretor-Geral do DCTA, “São José dos Campos é um solo fértil para a tecnologia, ciência e inovação e isso daqui é um exemplo de inovação. Este estande é uma solução para a nossa GUARNAE-SJ, pois com essa nova estrutura não precisaremos mais transitar com munições e armamentos para os estandes de outras localidades. Este estande foi homologado pela DIRMAB, sendo considerado um estande modelo. Este espaço servirá para as futuras instruções dos alunos do CPORAER-SJ e dos cursos de formação do GSD-SJ”.
Fonte: DCTA, por Asp Priscila Scarparo
Fotos: DCTA, J.Alves