O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu 17 atletas da Seleção Brasileira de Futsal Down. Os jogadores intelectuais fazem parte da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) localizada na cidade de São Paulo.
A visita ao Memorial foi intermediada pela Associação Desportista Classista da Embraer (ADC Embraer) e teve como objetivo apresentar aos atletas a Embraer, o MAB e a Infraero de São José dos Campos, uma vez que é a primeira vez da equipe de futsal na cidade.
“É um momento único pra nós visitar o local onde a Aeronáutica começou. Da mesma forma que vestimos a camiseta amarela pra mostrar nosso patriotismo, nós conseguimos ver o patriotismo que existe no MAB”, declarou o Técnico da Seleção Brasileira de Futsal Down, Cleiton Maurício Monteiro.
A história do futsal para atletas com Down no Brasil começou há 14 anos, com o ex-jogador do Corinthians e atual Técnico da Seleção Brasileira de Futsal Down, Cleiton Monteiro, que, depois de uma lesão, pendurou as chuteiras e passou a treinar atletas com Síndrome de Down. Ele fez uma parceria com a Associação Paradesportiva JR e o Corinthians e sua equipe virou uma referência para o segmento no país.
O Campeonato Mundial iniciou em 2018 e os jogadores do Futsal Down já são Bicampeões Mundiais vencendo o primeiro campeonato em 2019 em Ribeirão Preto, interior de São Paulo e o segundo campeonato este ano (2022) contra a Argentina em Lima, no Peru.
Sobre a CBDI
O projeto da entidade visa à competição saudável e integração entre os atletas, promovendo o aprimoramento de suas habilidades físicas e intelectuais; o companheirismo e a inclusão social, através do esporte.
Fonte: DCTA, por Ten Isabele
Imagens: GAP-SJ, por Ten Daniela Camargo