O ITA apresenta publicamente seu novo documento de planejamento para o horizonte de 2021 a 2030, contendo as diretrizes para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão e inovação para os próximos anos. A elaboração do documento contou com o apoio das Divisões Acadêmicas, Pró-reitorias, Representantes da Congregação, assim como participantes da sociedade civil, por meio de uma Comissão de Planejamento Estratégico.
O PDI é um documento imprescindível junto aos órgãos reguladores do Ensino Superior do país (MEC), em particular para os processos de credenciamento e recredenciamento de Instituições de Ensino Superior (Decreto nº 5.773/ 2006), devendo ser revisado a cada cinco anos e o andamento da execução avaliado anualmente por uma Comissão Permanente de Avaliação (CPA).
Dentre as metas previstas no novo PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, incluem-se o estabelecimento de um fundo patrimonial para arrecadação de recursos externos, a acreditação internacional do ITA, como forma de preparar o ITA para ser avaliado internacionalmente, o desenvolvimento de Centro de Inovação, a ampliação do Centro Espacial ITA, a continuidade da expansão da graduação do ITA, por meio das obras de expansão e atividades de modernização de nossa escola e diversas metas para ampliação do impacto científico e relacionamento com a indústria, por meio das nossas atividades de pós-graduação e pesquisa.
Assinado por meio de portaria do Reitor em sessão solene da Congregação do ITA, o novo PDI contou com apreciação prévia do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. A comissão organizadora do documento foi coordenada pelo Professor Jesuíno Takachi Tomita, Vice-Reitor. Trata-se do segundo documento de planejamento institucional desenvolvido pelo ITA, onde o primeiro teve vigência de 2011 a 2021.
Para o Professor Anderson Correia, Reitor do ITA, “a publicação deste documento é de grande importância, como forma de nortear nossas atividades de planejamento, para uso dos recursos de forma eficiente, buscando alcançar nossas metas da forma mais racional possível, cumprindo nossa missão institucional plenamente, em alinhamento com o DCTA. O horizonte de dez anos é fundamental para dar estabilidade a nossas atividades, muito embora possa haver uma revisão intermediária durante este percurso, como forma de alinhamento a futuras expectativas e novas oportunidades”.
Clique aqui para acessar a página eletrônica com o PDI 2021-2030
Fonte: ITA
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Foto: ITA