Dia 26, passado, ocorreu o encerramento do Programa de Estudos Espaciais 2022 (SSP22 - Space Studies Program).
O Programa com duração de 9 semanas e cerca de 100 participantes de 40 países, é uma iniciativa da Universidade Internacional do Espaço, entidade criada em 1987, focada na formação de líderes mundiais no setor aeroespacial. São professores deste programa, técnicos de alto nível da NASA e outras agências relevantes, assim como astronautas e professores de universidades de prestígio no mundo, como MIT - Massachussetts Institute of Technology.
A cerimônia ocorreu no Tagus Park, um dos principais parques de tecnológicos de Portugal, sede também do IST - Instituto Superior Técnico, maior escola de engenharia Portuguesa.
Durante o evento, Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, a convite da comissão organizadora, proferiu discurso na qual mencionou que engenheiros oriundos do Instituto trabalharam na fundação de diversas empresas aeroespaciais, como a Embraer (que posteriormente constituiu a Visiona Tecnologia Espacial), assim como a Avibrás, que trabalha com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) na produção do motor-foguete do Veículo Lançador de Microsatélite, o VLM.
Citou, ainda, que o ITA é parte integrante do DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, da Força Aérea Brasileira, que além de conduzir boa parte do Programa Espacial Brasileiro, por meio de seus institutos de pesquisa e do Centro Espacial ITA, administra o Centro de Lançamento de Alcântara, que agora possui parceria com diversas empresas internacionais (EUA, Canadá e Coréia do Sul) para lançamentos espaciais no Brasil. A uma plateia formada por representantes de dezenas de países, o Reitor convidou os presentes a apoiarem o próximo programa que ocorrerá em São José dosCampos, no ITA e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em 2023.
Participaram também do evento de encerramento do SSP22, em Portugal, o Diretor do INPE Clésio de Nardin e o Prefeito Municipal de São José dos Campos, Anderson Farias.
Fonte: ITA
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Foto: ITA