Nos dias 26 e 27 de agosto de 2022, a Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira promoveu a VI Simulação das Escolas Públicas da ONU (SIMEP), evento que ocorre anualmente, desde 2017, e tem como objetivo simular debates e reuniões acerca de assuntos que estão em evidência e têm grande impacto global.
Segundo a Diretora da Escola, Kátia Alves Rabello de Araújo Santos, por meio dessa ferramenta pedagógica, os alunos assumem o papel de diplomatas em comitês que, neste ano, estão relacionados ao macro tema “visibilidade às minorias”.
“Esse projeto foi idealizado com base em uma iniciativa que começou nos Estados Unidos logo após o fim da Segunda Guerra e veio se espalhando pelo mundo, mas não havia chegado ainda na escola pública. Por meio dos comitês, trabalhamos múltiplas habilidades, como oralidade, protagonismo, senso crítico, capacidade analítica e liderança”, explicou o idealizador, professor Wagner Gonçalves da Silva Júnior.
Na abertura da SIMEP, estiveram presentes as seguintes autoridades: a Coronel Dentista Marcele de Oliveira Coimbra, representando o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar, Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a Diretora da Escola Mariotto, Kátia Alves Rabello de Araújo Santos, a Dirigente de Ensino, Maria Beatriz Salles de Oliveira, a Supervisora de Ensino, Cíntia Valéria Melo, o Vice-Diretor e a Vice-Diretora, Ronaldo César de Oliveira e Roslaine Fazzano Pousa Rosa, o Idealizador do Projeto, Wagner Gonçalves da Silva Júnior, a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Bárbara Miranda Dionisio Nascimento Itikawa e o Professor Hugo Gomes Santos, além de outros profissionais da área acadêmica.
Também participaram demais estudantes do Instituto Alpha Lumen, Colégio Inspire, Escola Estadual Euclides Bueno Miragaia, Escola Estadual Nelson do Nascimento Monteiro, Escola Estadual Doutor Rui Rodrigues Dória, Escola Estadual Marilda Ferreira Barros Brito Pereira e Instituto Federal de São Paulo.
No período vespertino do dia 26 de agosto, o evento foi abrilhantado com a ilustre presença de Irene Vida Gala, Embaixadora em Acra - Gana entre 2011 e 2017, que ministrou a palestra “Uma trajetória diplomática: da escola pública até ser uma embaixadora do Itamaraty”.
Sobre a metodologia
O Modelo de Simulação da ONU foi desenvolvido na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e está presente em instituições educacionais de diversos países. Esta estratégia pedagógica oferece a oportunidade de alunos atuarem como diplomatas e tem como foco o debate e a solução da problemática proposta a cada comitê.
Fonte: DCTA, por Tenente Carolina Redlich
Imagens: Cabo J. Alves